_____________________________________________
POSTS SOBRE: LIVROS :: O PSI RESPONDE :: CONTAR AOS PAIS :: VIAGENS :: ELEMENTOS DE PRAZER :: BARES GAY :: VÍDEOS
_____________________________________________
Podes seguir o blog através do twitter AQUI

Pesquisa personalizada
Quarta-feira, 14 de Março de 2007

Revista Visão - "Somos gays, e então?"

Vem mesmo a calhar o artigo desta semana, que se pode ler na revista Visão, na página 104, num artigo intitulado "Somos gays, e então?" assinado por Rosa Ruela e com fotos de Marcos Borga, que pretende constatar que os gays saem cada vez mais cedo do "armário". Parece quase, e serve como tal, como uma antecipada discussão sobre a sondagem que está a decorrer neste blog...

 

Convido-vos a lerem o artigo, que conta várias histórias de gays que se assumiram perante a família e a sociedade, bastantes novos (menos de vinte anos). É interessante ver as várias experiências mas mais importante ainda, e é a isso que quero com este post dar ênfase aos protagonistas do artigo: Daniel Frazão (23 anos, Coimbra), Hugo Pardal (17 anos, Évora), Fernando Mariano (19 anos, Porto), Ricardo Loscar (20 anos, Porto), Rui Pires (19 anos, Lisboa) e Elisabete Pereira (20 anos, Lisboa). Eles são os "heróis" deste artigo, pois tiveram coragem para assumir publicamente a sua orientação sexual, que queira-se ou não, poderá eventualmente acarretar-lhes algumas dores de cabeça... Espero que não, mas fico tocado ao ver rapazes e raparigas ainda bastantes jovens assumirem-se... É sinal de que algo está a mudar neste pais, devagar é certo, mas está a mudar...

 

sinto-me: com esperança!!!
publicado por cristms às 23:40
link do post | comentar | favorito
|
6 comentários:
De mymanmylife a 15 de Março de 2007 às 13:45
Eu não me assumi perante a sociedade, apenas uma pequena parte dos meus amigos sabem que sou Gay e os meus pais pois são as pessoas que mais me Amam e que mereciam saber a verdade sobre o filho; assumi-me perante eles com 21 anos, mas com 18 anos já tinha passado por um episódio com eles que já os faziam esperar desta minha opção sexual. Chegou aos 21 anos a verdade aos meus pais pois tendo começado uma relação séria não fazia sentido deixar de lhes contar.
Mas é com alegria que vejo jovens da minha idade e mais novos com força para expor as suas opções a uma sociedade ainda um pouco fechada em termos de mente. Vou comprar a revista com toda a certeza.
Abraços


De Flávio a 16 de Março de 2007 às 23:59
Tornei-me visitante regular deste blog e quando vi esta publicação, olhei para mim e vi que tenho quase 15 anos e já me assumi perante a sociedade e a minha família sobre a minha orientação sexual. Eles aceitaram muito bem, lido também com algumas complicações que vão surgindo, mas nada que seja preocupante.
Mas é uma verdade certa, há cada vez mais pessoas a saírem do armário, na minha escola, por exemplo, já um quarto se assumiu bi ou homossexual. Assim sim, inovar faz bem.

Visita o meu blog, quando tiveres tempo, e poderás ler como contei aos meus pais, etc... És sempre bem-vindo.

Abraço.


De confissoesdeumasurda a 17 de Março de 2007 às 18:33
Isso é bom sinal.. ainda por mais neste país retrógado!! Mas acredito que um dia.. faz-se justiça!


De Little Tiago Boy a 18 de Março de 2007 às 01:22
Sou gay e depois?
Assumi-me perante a sociedade e não tenho vergonha nenhuma disso!
Aos poucos e poucos fui contando a quem achava que devia de contar, agora não tenho qualquer problema com isso, sou feliz, gosto de mim como sou e pelo que sou, quem não gosta, borda do prato!

Portugal está a mudar, cada vez para melhor!


De Pedro a 25 de Março de 2007 às 11:29
Acredito que seja uma mudança mas não quer dizer que seja algo positivo. Considero que hoje em dias as pessoas vivem as vidas muito apressadamente, um jovem de 15 anos assumir-se como Homossexual perante os Pais é algo que considero assumidamente precipitado, o que sabe um adolescente de 15 anos? Não há uma idade certa para quem quiser assumir, assumir-se, mas acho que acima de tudo devemos ter maturidade suficiente para fazê-lo, não acho que um rapaz, rapariga de 15 anos tenha essa maturidade, mas isso sou eu a falar, eu não tinha maturidade com 15 anos, há quem alegue que tenha essa maturidade.
Acho bastante complicado para um jovem de 15 anos, caso assuma-se e os Pais não aceitarem, saber lidar com a situação, sou muito realista nesse aspecto, aos 15 anos estamos em mudanças, sejam psicológicas sejam hormonais, tudo isso é uma mistura bombástica para assegurar que hajam outros problemas. Agora se me comprovarem que o facto dos jovens de hoje em dia estarem a assumir-se mais cedo implica que estejam a ocorrer mudanças de mentalidade, eu retiro tudo que disse, caso contrário mantenho a minha opinião, jovem algum de 15 anos não deve assumir-se como Homossexual aos seus Pais, primeiro é muito novo para saber realmente se é ou não Gay (Sejamos sinceros é puramente normal um rapaz de 15 ou uma rapariga ter dúvidas ao olhar para o corpo do colega, faz parte do crescimento) e segundo...é muito jovem para aguentar com possíveis complicações do foro psicológico se houver negação dos Pais.


De rede ex aequo a 1 de Maio de 2007 às 03:20
Uma das associações referidas nesta reportagem da Visão (e de onde provêm a maioria dos testemunhos da reportagem) irá realizar uma formação de coordenadores dos grupos locais. É um dos projectos da associação que visa a educação de mentalidades em todo o país. Participem, divulguem!

Mais infos aqui:

A rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes irá realizar de 18 a 20 de Maio, em Lisboa, a 6ª formação de coordenadores e candidatos a coordenadores dos grupos locais da associação. A formação decorrerá apenas nos dias 19 e 20 (sábado e domingo). O dia 18 está reservado para a recepção aos formandos de localidades mais distantes.


O que são os grupos locais da rede ex aequo?
Os grupos locais da rede ex aequo são espaços onde, através da educação não formal, são abordadas temáticas que ainda carecem de conhecimento e entendimento na nossa sociedade ou que estão associadas a tabus, estereótipos e discriminação. Os temas principais das reuniões destes grupos são, entre outros, orientação sexual; identidade de género; infecções sexualmente transmissíveis; relacionamento entre pais e filhos LGBT e vivências dos jovens LGBT.

Actualmente existem grupos em 7 cidades do país (Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa e Porto), mas os mesmos podem ser criados em qualquer outra cidade (desde que haja o mínimo de 3 candidatos a coordenadores dispostos a frequentar uma formação e que as candidaturas sejam aprovadas pela Direcção da associação).


Porquê ser coordenador?
Um coordenador de um grupo local da rede ex aequo é um voluntário entre os 16 e os 30 anos que após frequentar uma formação sobre questões LGBT e o sobre o que representa um grupo da rede ex aequo, se torna facilitador destas temáticas. Um coordenador trabalha, apoiado num manual, em equipa e em rede e tem a oportunidade de desenvolver espaços onde estes assuntos sejam debatidos de forma regular na sua cidade ou região, diminuindo assim o preconceito associado à temática LGBT, bem como reduzindo o isolamento de muitos jovens.

Se ainda não existe um grupo de jovens da associação na tua cidade ou região, e se queres ajudar a criar um, a rede ex aequo está interessada em dar-te todo o apoio necessário para fazê-lo. Basta arranjares no mínimo mais 2 pessoas, além de ti, independentemente da orientação sexual, com idades entre os 16 e os 30 anos (1/3 da equipa terá de ter menos de 26 anos).

Convidamos-te a ler os seguintes links para mais informações:
http://www.ex-aequo.web.pt/formacao.html
http://www.ex-aequo.web.pt/arquivo/porque.doc
http://www.ex-aequo.web.pt/arquivo/capitulo4.pdf

Se te quiseres inscrever preenche os seguintes formulários:
http://www.ex-aequo.web.pt/arquivo/form_coordenadores.doc
http://www.ex-aequo.web.pt/arquivo/coordenadores/ficha_form.doc


A data limite para a recepção dos formulários é até ao dia 10 de Maio às 21 horas. Envia-os para: rede@ex-aequo.web.pt

A tua inscrição será depois avaliada pela Direcção da associação, que entrará em contacto contigo.

Para mais informações escreve-nos para: rede@ex-aequo.web.pt


A mudança de mentalidades começa com pequenas acções. Se queres dar o teu contributo para uma sociedade mais esclarecida e menos discriminatória no que respeita a questões de orientação sexual e identidade de género este apelo é para ti! Contamos contigo!



Comentar post



referer referrer referers referrers http_referer

Lisbon Apartment for rent/holidays
- Gay Friendly -

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

English Version



Free Web Counters

Adicionar a Favoritos




Email do Blog

BlogSerGay@Hotmail.com

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

Google Earth GAY


(Se não tens o Google Earth, faz download AQUI e depois basta clicar nos links abaixo)
BARES
O Bico, Gayleria - Lisboa

Meeting Point - Lisboa

106 - Lisboa

HERÓIS - Lisboa

PORTAS LARGAS - Lisboa

BRIC A BAR- Lisboa

FINALMENTE - Lisboa

MAX - Lisboa

DISCOTECAS
TRUMPS - Lisboa

FRÁGIL - Lisboa

MISTER GAY - Costa da Caparica

PRAIAS
FONTE DA TELHA - Costa da Caparica

Praia 19 - Costa da Caparica

MECO - Aldeia do Meco


COSTA VICENTINA

Praia do Malhão

Praia de Odeceixe

Praia de Vila Nova de Mil Fontes

 


ALGARVE

Praia da Ilha Armona

Praia Pinheiros

Praia Cabanas Velhas

Praia Meia Praia

Praia das Furnas

Praia do Zavial

Prainha

Praia Beliche

Praia Grande

SAUNAS
GRECUS - Lisboa

SPARTACUS - Lisboa

TROMBETA BATH - Lisboa

RESTAURANTES
PÔE-TE NA BICHA - Lisboa

BICA DO SAPATO - Lisboa

BRASILEIRA - Lisboa

ALOJAMENTO
AS JANELAS VERDES - Lisboa

Hotel ANJO AZUL - Lisboa


LINKS
Ovelha Tresmalhada
Cinema Gay
Provoca-me!!!
Sexual Feeling
Perfeito Vazio
Eu por aqui...gay
O Mundo Gay (quase) Perfeito
Comportamentos de um rapaz difícil
Me Myself And I
Adolescente Gay
Histórias de Un Mira
Confissões aos (quase) 30
Tongzhi
Minha Luz
WhyNotNow
ALL OF ME
só mais uma gayja
Herejes
2 Homens 1 Vida
O outro lado
O Meu Lado B
Sapato de Cristal
MOGAYDOURO
Felizes Juntos
Nunca caí aqui
As faces de Morgan/a...
Individual(mente)
David e Marco
LusoBoy
DE CORPO E ALMA
FARPAS e BITAITES
VERSATILIDADES
HOMEM, HOMOSSEXUAL e PAI
Je Bois
Blog do Armário
Nuba
H2OMENS
O Sétimo Continente
CO-MYX-TURA
Boyzitu
[NobodysBitcho]
Blog Gay
Single White Male
ALGARVE GAY
MADONNA
GAYLERIA

LISTA COMPLETA


TAGS

à mesa(6)

adopção(47)

amigos(35)

amor(72)

artistas(131)

associações lgbt(22)

bares gay(39)

bissexualidade(15)

blog(89)

bullying(5)

casamentos(148)

casamentos gay(125)

cinema(29)

com out(19)

comentario off the record(12)

compras(20)

concursos(20)

contar aos pais(40)

discriminação(219)

educação(17)

elementos de prazer(17)

encontros(13)

eventos(17)

eventos lgbt(28)

família(99)

Família(29)

filmes(22)

filmes gay(10)

fotografia(20)

gay(320)

gay friendly(6)

hiv(9)

homofobia(142)

homoparentalidade(45)

homossexual(259)

homossexualidade(328)

humor(98)

igreja(11)

igualdade(14)

imprensa(36)

informática(5)

jantar convívio(9)

lazer(7)

lésbicas(51)

lgbt(25)

literatura(19)

livros(22)

moda(12)

movimentos gay(6)

música(35)

noite(103)

notícias(281)

Notícias(27)

nutricionismo(7)

o casamento dos lindos(33)

o psi responde(20)

off the record(7)

orientação sexual(7)

partilha-te(6)

passatempos(21)

pensamentos(18)

perguntas(48)

pessoal(442)

poemas(6)

poesia(6)

política(68)

power man 2010(13)

preconceito(11)

psicologia(36)

publicidade(55)

relação(110)

Relação(18)

religião(12)

restaurantes(19)

revista(12)

roupa(7)

roupa interior(6)

saír do armário(34)

sandy(11)

saúde(92)

ser gay(12)

sexo(285)

sexo anal(12)

sexologia(55)

sexualidade(156)

sexy(13)

sida(11)

sociedade(262)

sondagens(45)

teatro(43)

teatro amador(9)

televisão(79)

Televisão(10)

tita(6)

trabalho(32)

transgéneros(18)

transsexuais(26)

travestis(13)

viagens(94)

vídeos(110)

todas as tags

Pub...

<-- PUB -->
O blog em nºs...


Arquivos

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Junho 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Janeiro 2004

Janeiro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


subscrever feeds

pesquisar