_____________________________________________
POSTS SOBRE: LIVROS :: O PSI RESPONDE :: CONTAR AOS PAIS :: VIAGENS :: ELEMENTOS DE PRAZER :: BARES GAY :: VÍDEOS
_____________________________________________
Podes seguir o blog através do twitter AQUI

Pesquisa personalizada
Segunda-feira, 12 de Maio de 2008

Homossexualidade em números/Portugal

Como devem ter ouvido falar, a semana passada o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, publicou o maior estudo realizado até hoje em Portugal sobre a sexualidade dos portugueses. Nesse estudo, para além de muitos outros dados, existem sobre a homossexualidade e é sobre esses que vai incidir este post.

 

Infelizmente (digo eu), 58,8% dos inquiridos considera que a relação entre dois homens é algo totalmente errado, e 53,8% considera o mesmo no caso de se tratar de duas mulheres.No universo feminino, não há grandes diferenças a assinalar: para 39,2% das participantes neste estudo uma relação sexual entre homens é algo errado, sendo que a percentagem eleva-se para 40% quando se trata de julgar o relacionamento sexual entre mulheres.

 

Quando questionados sobre a sua orientação sexual, 87,7% dos inquiridos assumiu-se heterossexual, 1,5% bissexual e 0,7% homossexual. 2,9% dos portugueses admitiu ter tido pelo menos uma experiência sexual com uma pessoa do mesmo sexo e 5,1% admitiu ter tido contacto sem envolver a área genital.

 

Sobre o comportamento face ao risco de contágio das doenças sexualmente transmissíveis, quase metade (46,6%) dos homens que mantêm relações com pessoas do mesmo sexo usam o preservativo. No caso das mulheres, a percentagem eleva-se para 59,2% sendo que 62,5% das inquiridas recusa-se mesmo a ter relações sexuais ocasionais ou passageiras. 

 

Posto isto, e em jeito de conclusão, eu, como homossexual assumido, e que até hoje não fui vítima de discriminação (excepto na questão da doação de sangue), para além de (ainda) ficar espantado fico desiludido... Caramba, eu que pensava que Portugal estava a evoluir e que na eventualidade de haver um referendo sobre os casamentos entre homossexuais e (quiçá) a adopção por parte destes haveria pelo menos no primeiro hipótese de ele passar, vejo agora com este estudo que estou (infelizmente, digo eu) desfazado da realidade. Mais de metade dos entrevistados acha completamente errada uma relação entre dois homens. Mas engraçado, ou não, é que em matéria de infidelidade conjugal, cerca da 12% da população inquirida a viver em casal refere ter tido outros parceiros sexuais nos últimos cinco anos, prática declarada por 16,9% dos homens e somente 7,1% das mulheres. Mas a infedilidade não está completamente errada com certeza. O que esta mais de metade das pessoas inquiridas querem é que os homens/mulheres vivam de fachada, conforme a tradição e os bons costumes, mesmo que pelas costas sejam encornados, e muitas vezes contaminados pelos seus companheiros que saltam a cerca e não tomam as devidas precauções. Haja pachorra para isto! Quando é que este país evoluiu e respeita a individualidade de cada indivíduo, e se deixa de hiprocrisias? Quando?

 

Dá vontade de fugirrrrrrrrrr!!!!!!!!

 

:(

 

sinto-me: desapontado!
publicado por cristms às 22:39
link do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De Adão a 13 de Maio de 2008 às 22:01
Portugal sempre foi assim. Vive de fantasias. Quer ser um espelho do mundo civilizado, copiando a hipocrisia e a intolerância. E eu sei do que falo. Vivo com ela diariamente. Oiço comentários jocosos todos os dias, intrigas inúteis e desnecessárias, sobre tudo o que é diferente… de tudo o que difere da dita normalidade. Da família tradicional. Do catolicismo. Do machão.
Não me choca este estudo. Aliás, espelha bem a realidade deste país. Para quem já ouviu alguém dizer que não apertava a mão a “gays” (cumprimentos) porque podia apanhar alguma doença… até acho muito suaves as conclusões apresentadas. E vamos continuar assim por alguns anos… até que o “simples” cidadão perceba, que a sua liberdade acaba onde começa a de outro.
Enfim, pensamento positivo! Melhores dias virão! Nunca desanimar! Marchar, Marchar! Blá Blá Blá!

Abraço


De AJA a 14 de Maio de 2008 às 20:17
Que pena nesse estudo não cosntar o levantamento da percentagem das pessoas que mentiram ao responder a esse estudo!!....


De Mario Silva a 15 de Maio de 2008 às 14:52
tens toda a razao...
eu como vivo no ribatejo costumo dizer, em ar de piada sem piada nenhuma...quando eles experiementam, os maxoes, passam a adorar. Qts nao mentiram mesmo...só para manter a imagem


De Mario Silva a 15 de Maio de 2008 às 14:48
Caro amigo

estamos mesmo num país em que a hipocrisia é o expoente máximo. Estamos ja atrás dos nossos vizinhos do lado, os sempre mal-vistos Espanhois.
Somos de brandos ( estupidos ) costumes, nós cidadaos e nossos politicos...alguns ate ja estiveram em funçoes governamentais mas nao têm aquilo que se tem entre as pernas, para tomar decisoes...como se diz na zona onde vivo...SOMOS UNS ENCONADOS. Mas, "cá vamos nós cantando e rindo, levados, levados sim" como nos velhos tempos


De Sara a 6 de Novembro de 2009 às 19:01
O país onde é vivemos é um país cheio de atitudes nojentas de preconceito, é preciso lutar contra isso, e agir, sempre com muita força. Como referes «és um homossexual assumido». Logo esta frase é «grave» no sentido em que muitos homossexuais nao se assumem exactamente porque vivemos numa sociedade que leva a nao se assumirem, como medo do horrivel preconceito que existe. Sou heterossexual e não sei o que é esse preconceito, mas dou toda a força, porque ninguém é mais que ninguém , e todos temos de ser iguais perante todos. ninguém tem nada a ver com a sexualidade dos outros. Eu nao tenho nada a ver com a tua nem tu com a minha. Muita força na luta contra este preconceito que um dia vai ter de acabar!


De Bruno a 3 de Maio de 2010 às 23:14
Concordo com factos que foram descritos até agora, mas o pior, e pelo que constatei é que a população portuguesa fala em Liberdade só uma vez por ano ( no dia 25 de Abril, mesmo sem saber o que significa muitas das vezes.
Sou gay, não escondo, mas também não ando com placards expostos na testa a dizer aquilo que sou.Sou respeitado porque imponho respeito, não engulo sapos seja de quem for.
Até hoje, comentários há muitos ...nas minhas costas, porque como sou um tipo desbocado ( e Anti - fascista), digo aquilo que penso sem ter medo de nada nem de ninguém.
Mas também o meu companheiro diz muitas vezes que ( e ele é um homem experiente nesta vida), que pessoas que criticam os outros são nada mais nada menos pessoas que na verdade não são amadas ou não têm capacidade para tal.
E sim , a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros.
Mas para acabar devo dizer que , eu como formador de Cidadania e Responsabilidade Democráticas, é urgente uma formação intensiva aos portugueses... e o mais depressa possível!!!


De Michael a 25 de Fevereiro de 2011 às 08:37
Sei que o post é antigo, mas confesso que estou decepcionado com Portugal... =(
Sou brasileiro, e aqui no BR ainda não foi legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo, dia após dia temos que lutar contra o preconceito nas ruas e lugares públicos, pensei que Pt já estava mais resolvido que o Br, porém estamos na mesma.
[O BR não é um país liberal....vive de aparências...]
abraços do Brasil.


Comentar post



referer referrer referers referrers http_referer

Lisbon Apartment for rent/holidays
- Gay Friendly -

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

English Version



Free Web Counters

Adicionar a Favoritos




Email do Blog

BlogSerGay@Hotmail.com

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

Google Earth GAY


(Se não tens o Google Earth, faz download AQUI e depois basta clicar nos links abaixo)
BARES
O Bico, Gayleria - Lisboa

Meeting Point - Lisboa

106 - Lisboa

HERÓIS - Lisboa

PORTAS LARGAS - Lisboa

BRIC A BAR- Lisboa

FINALMENTE - Lisboa

MAX - Lisboa

DISCOTECAS
TRUMPS - Lisboa

FRÁGIL - Lisboa

MISTER GAY - Costa da Caparica

PRAIAS
FONTE DA TELHA - Costa da Caparica

Praia 19 - Costa da Caparica

MECO - Aldeia do Meco


COSTA VICENTINA

Praia do Malhão

Praia de Odeceixe

Praia de Vila Nova de Mil Fontes

 


ALGARVE

Praia da Ilha Armona

Praia Pinheiros

Praia Cabanas Velhas

Praia Meia Praia

Praia das Furnas

Praia do Zavial

Prainha

Praia Beliche

Praia Grande

SAUNAS
GRECUS - Lisboa

SPARTACUS - Lisboa

TROMBETA BATH - Lisboa

RESTAURANTES
PÔE-TE NA BICHA - Lisboa

BICA DO SAPATO - Lisboa

BRASILEIRA - Lisboa

ALOJAMENTO
AS JANELAS VERDES - Lisboa

Hotel ANJO AZUL - Lisboa


LINKS
Ovelha Tresmalhada
Cinema Gay
Provoca-me!!!
Sexual Feeling
Perfeito Vazio
Eu por aqui...gay
O Mundo Gay (quase) Perfeito
Comportamentos de um rapaz difícil
Me Myself And I
Adolescente Gay
Histórias de Un Mira
Confissões aos (quase) 30
Tongzhi
Minha Luz
WhyNotNow
ALL OF ME
só mais uma gayja
Herejes
2 Homens 1 Vida
O outro lado
O Meu Lado B
Sapato de Cristal
MOGAYDOURO
Felizes Juntos
Nunca caí aqui
As faces de Morgan/a...
Individual(mente)
David e Marco
LusoBoy
DE CORPO E ALMA
FARPAS e BITAITES
VERSATILIDADES
HOMEM, HOMOSSEXUAL e PAI
Je Bois
Blog do Armário
Nuba
H2OMENS
O Sétimo Continente
CO-MYX-TURA
Boyzitu
[NobodysBitcho]
Blog Gay
Single White Male
ALGARVE GAY
MADONNA
GAYLERIA

LISTA COMPLETA


TAGS

à mesa(6)

adopção(47)

amigos(35)

amor(72)

artistas(131)

associações lgbt(22)

bares gay(39)

bissexualidade(15)

blog(89)

bullying(5)

casamentos(148)

casamentos gay(125)

cinema(29)

com out(19)

comentario off the record(12)

compras(20)

concursos(20)

contar aos pais(40)

discriminação(219)

educação(17)

elementos de prazer(17)

encontros(13)

eventos(17)

eventos lgbt(28)

família(99)

Família(29)

filmes(22)

filmes gay(10)

fotografia(20)

gay(320)

gay friendly(6)

hiv(9)

homofobia(142)

homoparentalidade(45)

homossexual(259)

homossexualidade(328)

humor(98)

igreja(11)

igualdade(14)

imprensa(36)

informática(5)

jantar convívio(9)

lazer(7)

lésbicas(51)

lgbt(25)

literatura(19)

livros(22)

moda(12)

movimentos gay(6)

música(35)

noite(103)

notícias(281)

Notícias(27)

nutricionismo(7)

o casamento dos lindos(33)

o psi responde(20)

off the record(7)

orientação sexual(7)

partilha-te(6)

passatempos(21)

pensamentos(18)

perguntas(48)

pessoal(442)

poemas(6)

poesia(6)

política(68)

power man 2010(13)

preconceito(11)

psicologia(36)

publicidade(55)

relação(110)

Relação(18)

religião(12)

restaurantes(19)

revista(12)

roupa(7)

roupa interior(6)

saír do armário(34)

sandy(11)

saúde(92)

ser gay(12)

sexo(285)

sexo anal(12)

sexologia(55)

sexualidade(156)

sexy(13)

sida(11)

sociedade(262)

sondagens(45)

teatro(43)

teatro amador(9)

televisão(79)

Televisão(10)

tita(6)

trabalho(32)

transgéneros(18)

transsexuais(26)

travestis(13)

viagens(94)

vídeos(110)

todas as tags

Pub...

<-- PUB -->
O blog em nºs...


Arquivos

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Junho 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Janeiro 2004

Janeiro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


subscrever feeds

pesquisar