_____________________________________________
POSTS SOBRE: LIVROS :: O PSI RESPONDE :: CONTAR AOS PAIS :: VIAGENS :: ELEMENTOS DE PRAZER :: BARES GAY :: VÍDEOS
_____________________________________________
Podes seguir o blog através do twitter AQUI

Pesquisa personalizada
Terça-feira, 1 de Julho de 2008

O PSI RESPONDE III - Assumir ou não assumir, eis a questão?

(...)Trabalho em contexto rural, e moro no centro de portugal, numa aldeia coesa constituída por parentes entre si. Provenho de uma família rural, alargada, simples, conservadora, e moralmente afecta ao catolicismo do qual, eu próprio, também fui fiel e membro activo durante muitos anos.

(...)Previsivelmente, posso dizer que o meu local de trabalho e colegas são extraordinariamente homofóbicos, bem como todo o contexto social em que vivo, e com a família próxima mantenho um relacionamento mais ou menos afectuoso, como é normal para quem nos viu nascer e crescer. Com os meus pais, o relacionamento é distante e, não raras vezes, conflituoso, não a um nível de agressão expressa, mas a um nível canceroso de silêncio e vazio relacional. 
A minha pergunta, Doutor, é bastante simples. No seu entender, assumirmo-nos «gay», como de facto sou, pode ser contraproducente? 

(...)Relembro a personagem interpretada pela actriz Julianne Moore (Laura Brown) no filme «As Horas», baseado no romance homónimo de Michael Cunningham. Laura Brown é uma mulher lésbica que vive o sonho americano dos anos 50, uma dona-de-casa casada com um ex-combatente, e mãe de dois miúdos (um dos quais ainda no seu ventre). Cansada da mentira mortífera que vive, o desespero leva-a a um quarto de hotel que aluga para se suicidar. No último momento, lendo "Mrs Dalloway", de Virginia Woolf, decide abortar o suicídio, levar a adiante a gravidez, e, depois, abandonar marido e filhos e casa para ela programados, e recomeçar uma vida nova - a vida - longe, no país vizinho, o Canadá. Anos mais tarde, regressa para o funeral do filho, prematuramente arrebatado pelo suicídio, e alguém lhe pergunta porque abandonou a família. Sem hesitações, mas sempre penosamente, afirma: "Eu escolhi a vida"..."Aquilo era a morte para mim".
Diga-me, Doutor, devo "escolher a vida", abandonando pessoas e lugares incapazes de me aceitar incondicionalmente, ou "viver a morte" junto deles?
(...)No passado, recorri a 2 psicoterapeutas, uma da área da Psicologia, e um outro da área da Psiquiatria, para me ajudarem a romper com o fosso entre "quem eu sou" e o "quem eu devia ser". Curioso facto foi que, em 3 anos de consultas, nunca foi abordada a minha homosexualidade e, pior, nos breves momentos em que a abordei por iniciativa própria, não deixei de ficar surpreendido com o desconforto daqueles profissionais de saúde mental. Mas não fiquei muito surpreendido pois, enquanto estudante de uma faculdade de Psicologia, (...), tive a oportunidade de assistir, na mesa do café, a interessantes e explícitas conversas homofóbicas entre estagiários e estagiárias psicólogos, alguns dos quais, responsáveis por consultas psicoterapeuticas a pessoas em luta com a sua sexualidade.
Por coerência filosófica, há muito que deixei de considerar a humanidade como espécie racional. Compreendo que o medo é o verdadeiro inimigo de quem é diferente, e não quem reage por ele. Mas, que ideia é esta de que somos todos iguais, de que gostamos todos do mesmo?

********************

 

O PSI Responde:

Parece-lhe que em qualquer que seja a sociedade portuguesa, seja de meio rural ou urbano, as reacções serão assim tão diferentes do que imagina no seu meio e na sua família? Um dos aspectos que mais valorizam as familias na questão de terem um filho gay é "o que os outros vão pensar e dizer". A minha experiência profissional neste campo permite-me dizer-lhe que tal acontece em qualquer tipo de sociedade portuguesa, seja qual for o extracto socio-económico. Isto porque nenhum pai/mãe está à espera de ter um filho gay. As diferentes formas de o aceitarem estão relacionadas com as experiências de vida familiar e social que os pais tiveram. Mas o medo e a dificuldade de aceitação é precisamente a mesma.

Tal como refere no filme «As Horas», cabe-lhe a si escolher a vida ou a morte para si.
Posso garantir-lhe que apesar de lhe parecer algo impossível e doloroso, será um processo menos doloroso do que imagina. Sentir-se-á mais feliz e melhor consigo próprio. Não senirá necessidade de "fugir" mas sim de se manter no meio em que vive.
Torna-se importante que reflicta no quão importante é para si a sua felicidade e bem estar. Assim com na segurança que tem de si mesmo e no orgulho que tem de ser o ser humano em que se tornou. Pergunto-lhe se a sua sexualidade o define como ser humano? Se a sua sexualidade lhe define o caracter, a forma de estar, a forma como se relaciona com os seus amigos? Não lhe parece que a sexualidade é apenas um pequeno pormenor da sua vida e que apenas a si e aqueles que na sua cama dormem diz respeito?
Segundo refere, parece-me também que o facto de encontrar alguém facilita o processo, pois há algo por quem lutar e enfrentar o mundo. De facto estar apaixonado/ter alguém ajuda, pelo apoio que sentimos na luta. Mas tenho observado ao longo dos anos que não é assim tão necessário quanto lhe possa parecer.
Sugiro que procure apoio especializado nesta problemática na sua área de residência. Tenho conhecimento da existência de psicólogos especialistas nesta problemática (...).
Lamentavelmente os psicoterapeutas que frequentou ou não eram especialistas ou não tinham conhecimentos ou de alguma forma (permita-me o atrevimento) mexeu com a sexualidade deles. felizmente não somos todos assim.
Para finalizar, não me parece que seja necessário viver a morte junto deles, mas sim que é muito possível escolher a vida junto deles. Pois quem o ama, ama a pessoa que há em si e não ao seu sexo.

 

 

Não é demais lembrar que esta rubrica surgiu para responder a questões (como as que estão neste post) enviadas para o email blogsergay@hotmail.com para serem respondidas pelo nosso PSI (psicólogo vasta experiência em sexologia e homossexualidade). O anonimato dos autores das perguntas é sempre mantida e o que é apresentado no blog é, ou poderá ser apenas um excerto da pergunta e/ou resposta, embora seja enviada a resposta na íntegra para o autor das perguntas.

 

 

Para ver todos os posts da rubrica O PSI RESPONDE clique AQUI

 

sinto-me: Pensativo!
publicado por cristms às 00:06
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Philip a 1 de Julho de 2008 às 01:34
Eu acho que há uma altura certa para sair do armário. Não significa agora, amanhã ou daqui a um ano. Não é dificil, apenas pode ser doloroso, e temos de jogar pelo seguro. Eu por exemplo tinha um amigo homofóbico, mas resolvi contar-lhe e ele mudou realmente a forma como via a homossexualidade.

Não significa que se tenha de assumir a todo o mundo que se é homossexual, como disse, acho que tem que se ir com calma, nem todos são iguais. Enfim, quanto à primeira pergunta, o facto de se estar num ambiente rural e completamente homofóbico, na minha opinião, vai ser bastante... complicado, pelo facto de serem pessoas que visão de túnel, que acha que a homossexualidade é medonha e monstruosa... enfim, quanto a esses, acho que à muita pouca coisa a fazer. Mas se não se sente bem aí, por que ficar aí...?

http://www.youtube.com/watch?v=cy-7AoxFEJA
Abraços,
Filipe M.


De Liliana a 2 de Julho de 2008 às 13:42
Olá. Sou visita assidua no blog mas nunca comentei.
Contudo, hoje acho que devo alertar para esta noticia:

http://dn.sapo.pt/2008/07/02/nacional/ferreira_leite_admite_discriminar_ca.html

Talvez já tenhas conhecimento dela mas assim fico com a garantia que não passou ao lado.

Parabéns pelo bom e muito útil blog.


Comentar post



referer referrer referers referrers http_referer

Lisbon Apartment for rent/holidays
- Gay Friendly -

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

English Version



Free Web Counters

Adicionar a Favoritos




Email do Blog

BlogSerGay@Hotmail.com

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

Google Earth GAY


(Se não tens o Google Earth, faz download AQUI e depois basta clicar nos links abaixo)
BARES
O Bico, Gayleria - Lisboa

Meeting Point - Lisboa

106 - Lisboa

HERÓIS - Lisboa

PORTAS LARGAS - Lisboa

BRIC A BAR- Lisboa

FINALMENTE - Lisboa

MAX - Lisboa

DISCOTECAS
TRUMPS - Lisboa

FRÁGIL - Lisboa

MISTER GAY - Costa da Caparica

PRAIAS
FONTE DA TELHA - Costa da Caparica

Praia 19 - Costa da Caparica

MECO - Aldeia do Meco


COSTA VICENTINA

Praia do Malhão

Praia de Odeceixe

Praia de Vila Nova de Mil Fontes

 


ALGARVE

Praia da Ilha Armona

Praia Pinheiros

Praia Cabanas Velhas

Praia Meia Praia

Praia das Furnas

Praia do Zavial

Prainha

Praia Beliche

Praia Grande

SAUNAS
GRECUS - Lisboa

SPARTACUS - Lisboa

TROMBETA BATH - Lisboa

RESTAURANTES
PÔE-TE NA BICHA - Lisboa

BICA DO SAPATO - Lisboa

BRASILEIRA - Lisboa

ALOJAMENTO
AS JANELAS VERDES - Lisboa

Hotel ANJO AZUL - Lisboa


LINKS
Ovelha Tresmalhada
Cinema Gay
Provoca-me!!!
Sexual Feeling
Perfeito Vazio
Eu por aqui...gay
O Mundo Gay (quase) Perfeito
Comportamentos de um rapaz difícil
Me Myself And I
Adolescente Gay
Histórias de Un Mira
Confissões aos (quase) 30
Tongzhi
Minha Luz
WhyNotNow
ALL OF ME
só mais uma gayja
Herejes
2 Homens 1 Vida
O outro lado
O Meu Lado B
Sapato de Cristal
MOGAYDOURO
Felizes Juntos
Nunca caí aqui
As faces de Morgan/a...
Individual(mente)
David e Marco
LusoBoy
DE CORPO E ALMA
FARPAS e BITAITES
VERSATILIDADES
HOMEM, HOMOSSEXUAL e PAI
Je Bois
Blog do Armário
Nuba
H2OMENS
O Sétimo Continente
CO-MYX-TURA
Boyzitu
[NobodysBitcho]
Blog Gay
Single White Male
ALGARVE GAY
MADONNA
GAYLERIA

LISTA COMPLETA


TAGS

à mesa(6)

adopção(47)

amigos(35)

amor(72)

artistas(131)

associações lgbt(22)

bares gay(39)

bissexualidade(15)

blog(89)

bullying(5)

casamentos(148)

casamentos gay(125)

cinema(29)

com out(19)

comentario off the record(12)

compras(20)

concursos(20)

contar aos pais(40)

discriminação(219)

educação(17)

elementos de prazer(17)

encontros(13)

eventos(17)

eventos lgbt(28)

família(99)

Família(29)

filmes(22)

filmes gay(10)

fotografia(20)

gay(320)

gay friendly(6)

hiv(9)

homofobia(142)

homoparentalidade(45)

homossexual(259)

homossexualidade(328)

humor(98)

igreja(11)

igualdade(14)

imprensa(36)

informática(5)

jantar convívio(9)

lazer(7)

lésbicas(51)

lgbt(25)

literatura(19)

livros(22)

moda(12)

movimentos gay(6)

música(35)

noite(103)

notícias(281)

Notícias(27)

nutricionismo(7)

o casamento dos lindos(33)

o psi responde(20)

off the record(7)

orientação sexual(7)

partilha-te(6)

passatempos(21)

pensamentos(18)

perguntas(48)

pessoal(442)

poemas(6)

poesia(6)

política(68)

power man 2010(13)

preconceito(11)

psicologia(36)

publicidade(55)

relação(110)

Relação(18)

religião(12)

restaurantes(19)

revista(12)

roupa(7)

roupa interior(6)

saír do armário(34)

sandy(11)

saúde(92)

ser gay(12)

sexo(285)

sexo anal(12)

sexologia(55)

sexualidade(156)

sexy(13)

sida(11)

sociedade(262)

sondagens(45)

teatro(43)

teatro amador(9)

televisão(79)

Televisão(10)

tita(6)

trabalho(32)

transgéneros(18)

transsexuais(26)

travestis(13)

viagens(94)

vídeos(110)

todas as tags

Pub...

<-- PUB -->
O blog em nºs...


Arquivos

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Junho 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Janeiro 2004

Janeiro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


subscrever feeds

pesquisar