_____________________________________________
POSTS SOBRE: LIVROS :: O PSI RESPONDE :: CONTAR AOS PAIS :: VIAGENS :: ELEMENTOS DE PRAZER :: BARES GAY :: VÍDEOS
_____________________________________________
Podes seguir o blog através do twitter AQUI

Pesquisa personalizada
Sábado, 8 de Novembro de 2008

O PSI RESPONDE VIII - Questões...

Um leitor do blog colocou uma série de questões ao PSI que partilho agora com vocês. O "canal" continua aberto para as questões que quiserem colocar ao nosso PSIcólogo amigo, que não sou eu (o autor deste blog). Basta enviarem em email para blogsergay@hotmail.com com a vossa questão. O anonimato é garantido assim como a resposta. Se quiseres ler todos os posts de O PSI RESPONDE clica AQUI.

 

 

Leitor: Sou gay, tenho 27 anos e sou virgem. Tenho muitas dúvidas a respeito de sexo. Vou ser breve. Ei-las:

 

Leitor: Se eu beijar um homem, cujo historial clínico e sexual seja desconhecido para mim, num beijo com troca de saliva e contacto de línguas, estarei correndo algum risco de saúde para mim? Um beijo de língua pode transmitir DST, como a SIDA?

 

PSI: Caro leitor, a sida não se transmite pelo beijo, a não ser que um dos elementos tenha feridas na boca e sangre aquando do beijo e seja, obviamente, portador. MAs um beijo de lingua pode transmitir DST, quer seja com um homem ou com uma mulher.

 

Leitor: Em filmes pornográficos, que consumo, é comum ver-se dois homens parceiros chupando os pénis, um do outro, sem a protecção do preservativo. Depois praticam sexo anal com preservativo. Não é isto um contrasenso? Ao chupar, lamber um pénis, não pode ocorrer a libertação de fluídos prostáticos, e até mesmo algum sémen ainda antes da ejaculação? Fluídos libertados pelo pénis, como o sémen, em contacto com a minha boca podem transmitir-me DST, caso sejam portadores de doença?

 

PSI: Não é um contrasenso pois é mais facil o contagio pela penetração que pela saliva, uma vez que a saliva tem uma consistência pouco segura para a proliferação de virus. Esses fluidos so o contaminarão se você tiver alguma ferida e/ou sangramento.

 

Leitor: Sendo o ânus um orgão cuja função primeira é a libertação de fezes, se eu penetrar, com ou sem preservativo, um parceiro, o meu pénis (ou preservativo) ficará sujo e malcheiroso? E mesmo com a estimulação antecipada, lubrificação e experiência regular, pode o sexo anal ser totalmente livre de dor para quem é penetrado? E é verdade que sexo anal regular pode provocar, num futuro a longo prazo, algum tipo de incontinência de fezes, sobretudo quando atingida a 3ª idade? E que acontece ao sémen libertado no ânus, aquando da ejaculação? Fica retido no ânus até próxima expulsão de fezes, ou "escorre" logo a seguir para o exterior?

 

PSI: Analisando cruamente a sua questão, é claro que o penis ou preservativo poderá ficr sujo e com cheiro, pois estarão em cntacto com fezes. Mas se pensar de uma forma fria, se racionalizar todo o comportamento sexual é pouco higiénico seja ele gay ou hetero. Talvez seja por isso que nos excita... Quanto à penetração sem dor, quanto mais experiência tiver o penetrado, menos dor terá. Poedrá até sentir sempre dor no inicio, mas rapidamente esta desaparece e fica apenas o prazer. Não há incontinencia de fezes descrita em toda a literatura medica provocada pela penetração. A incontinência é provocada pela dificuldade de controle de esfincteres, que se trata de um musculo e, como sabe, a exercitação dos musculos mantem-nos firmes por muito mais tempo, daí recomendarem ginsasio para que o corpo se mantenha firme por mais tempo. Quanto Ao semén, este poderá nem ser ejaculado dentro do anus, mas se for sairá com as fezes seguintes, mas não tem de se preocuapr, pois não causam qualquer tipo de prejuizo na sua saude.

 

Leitor: Antes de me envolver sexualmente com alguém, neste caso com um homem como eu, deverei exigir um historial sexual e teste clínicos que provem o seu estado saudável de saúde?

 

PSI: Parte de cada um viver a sexualidade como entende. Parece-me que todos os seres humanos deviam ter as mesmas preocupações com a suade sexual que o sr tem, mas não faça disso um cavalo de batalha, pois isso pode levá-lo a racionalizar demasiado o sexo e a por o prazer em segundo plano. Disfrute do sexo com o prazer que este tem e oferece. Repare que todas as campanhas contra as DST referem fortemente o uso do preservativo, não referem condições de higiene, pois supõe-se que cada um tem as suas e sabe quais são. Focam o que é de facto mais importante.

 

Sabia que o cheiro é o maior e principal estimulante sexual? E se pensar nele, se racionalizar, da-se conta que é até algo pouco agradável, mas que nos estimula a líbido e nos leva a ter prazer.

 

Leitor: O meu isolamento geográfico ainda não me permitiu conhecer um companheiro. Contudo, é de minha natureza ser reservado, relativamente tímido, discreto, mas sincero, razão pela qual todas as minhas relações de proximidade física implicam um conhecimento profundo e demorado prévio. É de maior probabilidade eu construir um relacionamento íntimo e sexual sobre uma relação de amizade estabelecida, de grande confiança mútua. Por esta razão, nunca me preocupei muito sobre estas questões sexuais, visto que provavelmente numa relação de confiança e de sexo não-ocasional, que espero vir a desenvolver, estas questões dissipar-se-ão com naturalidade. Mesmo assim, aproveitei a oportunidade que este blogue oferece para as esclarecer.

 

 

sinto-me: a aprender!
publicado por cristms às 02:39
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De enGine throbs a 8 de Novembro de 2008 às 22:15
Gostei deste post! Pela objectividade das perguntas, pela naturalidade das respostas e pela forma de ser/pensar do leitor!

Este post faz todo o sentido: se há coisa que me fazia confusão quando estava no sites de perfis era existirem recém portadores de HIV porque a "confiança" entre namorados "implicava" o não uso de preservativo...

Que erro crasso: mesmo que não sejam portadores de HIV, há outras doenças que se podem contrair e a higiene e saúde nunca são demais.

E que possamos aprender com os erros dos outros...


De Alexandre a 9 de Novembro de 2008 às 15:40
Danke, Herr Cristms.

Não era preciso ser tão rápida a publicação, mas vejo que a cunha ajudou. Está um post bonito, objectivo e natural. Um verdadeiro serviço público em defesa da saúde e de uma sexualidade responsável, sem moralismos nem hipocrisias. Ao lermos as respostas ficamos tranquilizados, pois a saliva decidiu ser nossa amiga. Bem hajas, saliva!
Contudo, há uma infinidade de pequenos detalhes que são os cavalos de tróia das DST, como a SIDA. Por exemplo, o simples facto de usar fio dental regularmente na higiene dos dentes, provoca as pequenas e singelas feridas de que o doutor fala. Felizmente as gengivas têm bom poder de recuperação, e as feridas saram em poucos minutos. Mas, existem. Sem moralismos, nem obssessões, regista-se um facto, cientificamente: as feridas existem. Isto tudo apenas para dizer que não há prazer sem risco. Aliás, ninguém sai de casa com a garantia de regressar vivo nesse mesmo dia. Aliás, ninguém sabe se vive amanhã. É frágil a vida. É um facto. Diz o povo, no seu pragmatismo, «para morrer só é preciso uma coisa: estar vivo.». Portanto, a questão não é como fugir ao risco, caso contrário deixaríamos de querer viver ou de ter prazer nas coisas que fazemos. A questão é: como enfrentar o risco?
Os primeiros navegadores tinham sérias dificuldades em manobrar os navios em águas novas, cujos bancos de areia ainda não estavam cartografados, nem os perigos das correntes sinalizados. Hoje, o risco mantém-se, é exactamente igual ou pior do que há 500 anos atrás, mas os comandantes de hoje têm uma vantagem: o conhecimento. (e mesmo assim, alguns encalham)
Há um problema muito grave na forma "estranha" e pudorada como os humanos ainda encaram a sua sexualidade. E esta ausência de conhecimento e naturalidade é a prancha onde as DST, como a SIDA, surfam e ceifam ondas de gente.
O sexo deve ser uma coisa extraordinária! Digo-o eu que sou (praticamente) virgem. Mas não deve ser tão extraordinário como o estar vivo. É uma suposição subjectiva minha, bem sei, mas penso para mim que para além desta existência não há mais nada (há decomposição do corpo que alimentará criaturas novas, e assim sucessivamente), e portanto estou interessado em preservá-la o máximo que conseguir, e com a máxima qualidade que me for possível. É esta a garantia da minha felicidade. E eu sou a minha própria Companhia de Seguros.

Extraordinário é foder com quem se ama. Só aí o risco tem cobertura.
E o Herr Cristms, autor deste blogue, é disto um bom e salutar exemplo.*

*esperemos nós!!! (que eu não ponho a mão no fogo por ninguém... Cada um sabe de si, e nem Deus sabe de todos!)

Abraço


De Alexandre a 9 de Novembro de 2008 às 15:56
ADENDA:

Onde se lê:
"Extraordinário é foder com quem se ama."

Deve ler-se:
"Extraordinário é foder com quem se ama, e com segurança. Só assim o risco emocional e o risco físico têm alguma cobertura."


De enGine throbs a 11 de Novembro de 2008 às 03:26
Eu ainda não o vi mas acho que não faz mal recomendar:
"Making The Man A Young Man's Guide to Safer Sex"

Pesquisando no google, conseguem-se encontrar formas de obtê-lo...

Neste fórum, há opiniões (bem como o link para sacá-lo):
http://forum2.glsportugal.com/index.php?topic=883.0


De Luana a 22 de Novembro de 2008 às 22:34
Oiie Psi ..
Meu nome é Luana , tenho 20 anos, sou Do RJ .
Sofro desde pequena com essa questão do Homossessualismo . Nunca fiquei com mulheres, porém sinto atração. A algumas semanas atras fui ate uma boate gay, para descobrir um pouquinho desse mundo e ver como as pessoas se relacionam.
Conheci uma linda menina porém ela se encontrava na mesma situação que a minha estava tentando se descobrir , nunca tinha ficado com mulheres , falava que sentia medo e estava cheia de duvidas. Não conseguir conversar muito com ela fiquei muito timida , a unica coisa que consegui dela foi o msn . Conversamos algumas vezes , chamei ela p/ sair , so que ela acha que a gente tem que conversar + , e sinto que ela tem muitas duvidas a respeito e pensa muito nisso! A questão é que to gostando muito dela e não sei como conquista-la! Já tentei mostrar p/ ela que a gente pode tentar se descobrir juntas! O que faço? Me ajuda PSI !!!!


Comentar post



referer referrer referers referrers http_referer

Lisbon Apartment for rent/holidays
- Gay Friendly -

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

English Version



Free Web Counters

Adicionar a Favoritos




Email do Blog

BlogSerGay@Hotmail.com

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

Google Earth GAY


(Se não tens o Google Earth, faz download AQUI e depois basta clicar nos links abaixo)
BARES
O Bico, Gayleria - Lisboa

Meeting Point - Lisboa

106 - Lisboa

HERÓIS - Lisboa

PORTAS LARGAS - Lisboa

BRIC A BAR- Lisboa

FINALMENTE - Lisboa

MAX - Lisboa

DISCOTECAS
TRUMPS - Lisboa

FRÁGIL - Lisboa

MISTER GAY - Costa da Caparica

PRAIAS
FONTE DA TELHA - Costa da Caparica

Praia 19 - Costa da Caparica

MECO - Aldeia do Meco


COSTA VICENTINA

Praia do Malhão

Praia de Odeceixe

Praia de Vila Nova de Mil Fontes

 


ALGARVE

Praia da Ilha Armona

Praia Pinheiros

Praia Cabanas Velhas

Praia Meia Praia

Praia das Furnas

Praia do Zavial

Prainha

Praia Beliche

Praia Grande

SAUNAS
GRECUS - Lisboa

SPARTACUS - Lisboa

TROMBETA BATH - Lisboa

RESTAURANTES
PÔE-TE NA BICHA - Lisboa

BICA DO SAPATO - Lisboa

BRASILEIRA - Lisboa

ALOJAMENTO
AS JANELAS VERDES - Lisboa

Hotel ANJO AZUL - Lisboa


LINKS
Ovelha Tresmalhada
Cinema Gay
Provoca-me!!!
Sexual Feeling
Perfeito Vazio
Eu por aqui...gay
O Mundo Gay (quase) Perfeito
Comportamentos de um rapaz difícil
Me Myself And I
Adolescente Gay
Histórias de Un Mira
Confissões aos (quase) 30
Tongzhi
Minha Luz
WhyNotNow
ALL OF ME
só mais uma gayja
Herejes
2 Homens 1 Vida
O outro lado
O Meu Lado B
Sapato de Cristal
MOGAYDOURO
Felizes Juntos
Nunca caí aqui
As faces de Morgan/a...
Individual(mente)
David e Marco
LusoBoy
DE CORPO E ALMA
FARPAS e BITAITES
VERSATILIDADES
HOMEM, HOMOSSEXUAL e PAI
Je Bois
Blog do Armário
Nuba
H2OMENS
O Sétimo Continente
CO-MYX-TURA
Boyzitu
[NobodysBitcho]
Blog Gay
Single White Male
ALGARVE GAY
MADONNA
GAYLERIA

LISTA COMPLETA


TAGS

à mesa(6)

adopção(47)

amigos(35)

amor(72)

artistas(131)

associações lgbt(22)

bares gay(39)

bissexualidade(15)

blog(89)

bullying(5)

casamentos(148)

casamentos gay(125)

cinema(29)

com out(19)

comentario off the record(12)

compras(20)

concursos(20)

contar aos pais(40)

discriminação(219)

educação(17)

elementos de prazer(17)

encontros(13)

eventos(17)

eventos lgbt(28)

família(99)

Família(29)

filmes(22)

filmes gay(10)

fotografia(20)

gay(320)

gay friendly(6)

hiv(9)

homofobia(142)

homoparentalidade(45)

homossexual(259)

homossexualidade(328)

humor(98)

igreja(11)

igualdade(14)

imprensa(36)

informática(5)

jantar convívio(9)

lazer(7)

lésbicas(51)

lgbt(25)

literatura(19)

livros(22)

moda(12)

movimentos gay(6)

música(35)

noite(103)

notícias(281)

Notícias(27)

nutricionismo(7)

o casamento dos lindos(33)

o psi responde(20)

off the record(7)

orientação sexual(7)

partilha-te(6)

passatempos(21)

pensamentos(18)

perguntas(48)

pessoal(442)

poemas(6)

poesia(6)

política(68)

power man 2010(13)

preconceito(11)

psicologia(36)

publicidade(55)

relação(110)

Relação(18)

religião(12)

restaurantes(19)

revista(12)

roupa(7)

roupa interior(6)

saír do armário(34)

sandy(11)

saúde(92)

ser gay(12)

sexo(285)

sexo anal(12)

sexologia(55)

sexualidade(156)

sexy(13)

sida(11)

sociedade(262)

sondagens(45)

teatro(43)

teatro amador(9)

televisão(79)

Televisão(10)

tita(6)

trabalho(32)

transgéneros(18)

transsexuais(26)

travestis(13)

viagens(94)

vídeos(110)

todas as tags

Pub...

<-- PUB -->
O blog em nºs...


Arquivos

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Junho 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Janeiro 2004

Janeiro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


subscrever feeds

pesquisar