_____________________________________________
POSTS SOBRE: LIVROS :: O PSI RESPONDE :: CONTAR AOS PAIS :: VIAGENS :: ELEMENTOS DE PRAZER :: BARES GAY :: VÍDEOS
_____________________________________________
Podes seguir o blog através do twitter AQUI

Pesquisa personalizada
Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008

O PSI RESPONDE IX - Saír do armário!

 "Saír do armário" continua a ser um drama para muita gente... Se disso tivesse dúvidas, os emails que recebo não me deixam ter essa ilusão. Hoje publico as dúvidas de alguns leitores, colocadas ao PSI, e que poderão reflectir o sentimento de muitos. As respostas podem ajudar! O "canal" continua aberto para quem quer colocar questões ao PSIcólogo aqui do blog SER GAY, basta para isso enviarem um email para BlogSerGay@hotmail.com. O anonimato é garantido e a resposta também!

 

Leitora :

Olá PSI =)

Eu sou uma rapariga de 16 anos, bissexual. Mas não me consigo assumir, há anos que brinco com o assunto junto dos meus amigos, mas quando algum deles me pergunta "Mas és mesmo?" eu respondo sempre "Não! Achas mesmo?" não tenho coragem, tenho a certeza que eles iriam aceitar, mas tenho medo que pensem que mudei, que não me encarem da mesma forma. 

Já em relação à famila a questão nem se coloca, não seria capaz, pelo menos nesta altura e até me foi aconselhado a não o fazer até ter 18 anos. 

Eu tenho vontade de me assumir, eu tenho orgulho do que sou, mas não aguento a ideia de poder magoar aqueles que amo, tenho medo de ser demasiado egoísta.

Se nunca me conseguir assumir, perante os meus amigos e a minha familia, vai ser injusto para comigo e para com eles não é?

 

PSI:

Os sentimentos que tem em relação ao assumir-se são perfeitamente normais. Surgem devido à educação (carregada de padrões heterossexuais) que a sociedade tem vindo a impor até os dias de hoje. 

É natural que ache que os seus amigos pensem que mudou. Não deixa de ser mentira, pois também eles mudaram. Nenhum de nós pensa como o faziamos há um ano, vamos alterando opiniões acerca das coisas. Vamos crescendo. Mas tenha a certeza que aqueles que realmente gostam de si, não vão mudar o que pensam de si, provavelmente até vão sentir-se mais próximos de si devido à confiança que lhes está a depositar. Os que mudarem, será que eram realmente seus amigos? Será que a sua sexualidade é algo tão importante na sua relação com as pessoas que a rodeiam? Ou apenas diz respeito àqueles com quem a partilha intimamente? Não lhe parece a sua sexualidade é apenas m pormenor da sua vida? Não a define como ser humano. 

Quanto à sua familia, aconselho-a de facto a não o fazer antes dos 18 anos, pois os pais não estão preparados para receber essa informação e nunca sabem como lidar com ela. Com o tempo acabam por aceitar e perceber que a sexualidade não define a filha deles como pessoa, mas até lá o percurso pode ser algo perturbador para si, nomeadamente nas atitudes que podem tomar, como impedi-la de sair de casa com os amigos/as para se divertir, por exemplo. 

Dou-lhe os parabens por se sentir orgulhosa da pessoa que é. Não se sinta egoista por não querer viver na mentira. Afinal de contas, os heterossexuais também não vivem na mentira e não se sentem egoístas por isso. E se pensa que pode magoar alguém, reflita numa coisa: magoar porque? vai bater em alguém? vai roubar? vai agredir alguém? como pode magoar alguém com uma coisa que é unica e exclusivamente sua e que não diz respeito a mais ninguém?

E, tal como diz, se nunca se assumir, vai ser injusto para consigo e para com todos os que ama, pois afinal a viverá sempre mentindo-lhes, "escondendo-se" como se algum crime estivesse comentendo.

Sempre ao dispôr

O psi

 

 

LEITOR:

 

Olá!

 

Primeiro gostava de dar-lhe os Parabéns pelo maravilhoso BLOGUE. Sou visitante assíduo pq identifico-me com o conteúdo. E, como tal, gostava de partilhar a minha história k não é diferente das mitas que por aqui passam, mas que diferente dos outros, eu já tenho resposta para as minhas perguntas e vou fazer aquilo que a minha cabeça diz.

 

Sou jovem, fiz a pouco tempo 33 anos e sou solteiro. Sou formado, com um emprego firme e bem remunerado. Profissionalmente considero-me realizado. Fisicamente sou alto(1.82), 82 kilos bem distribuidos e sou bonito. Sei bem disso porque raramente passo despercebido em qualquer local. Sinto claramente o assédio(mais das mulheres do que dos homens, mas sei que eles são muito discretos!). Sempre senti-me atraído por homens, desde a minha infância que foi assim e hoje, aprendi a viver com esse meu sentimento secreto. Quem olha para mim dificilmente vê um gay, pois nunca o demonstrei. Desde a adolescência que tive namoradas e até hoje relaciono-me com mulheres. Tenho e sempre tive relações sexuais com elas e sempre as satisfiz e satisfiz-me. Só não me casei para completar essa minha capa porque o meu maior receio é perder a minha privacidade, lá onde me encontro com o meu EU. Lá onde sou aquilo que realmente sou: UM HOMEM QUE GOSTA DE HOMENS!

 

A pergunta é: ATÉ QUANDO IREI ESCONDER A MINHA OPÇÃO SEXUAL? ATÉ QUANDO IREI VIVER COM ESSE SENTIMENTO ESCONDIDO? SOU FELIZ?

A resposta: ATÉ SEMPRE! SOU FELIZ DO MEU JEITO TORTO.

 

A explicação é a seguinte: 

Viví todos estes anos escondendo isso que acabou por tornar-se tão pessoal como o facto sentar-me numa sanita a fazer necessidades maiores! Toda gente faz necessidades maiores e ninguém vai a rua fazer ou dizer k fez. Não há necessidade!  Então, o meu sentimento da porta para fora é aquele que as pessoas esperam ver e não faço nenhum esforço para isso porque eduquei-me assim. É como se fosse uma realização pessoal ir para a rua, local de trabalho, noitadas e as pessoas olharem-me com admiração como tem sido até hoje. Porque eu perderia essa admiração que sempre almejei?!

 

Quanto a minha parte pessoal, a realização sexual com um homem, tenho tido relações homossexuais e gosto de praticar sexo com outros homens mas também percebi que nesse aspecto não pretendo unir-me a nenhum homem para o resto dos meus dias porque dá uma espécie de vazio.

A verdade é que adoro aqueles olhares furtivos, aquela troca de olhares, aqueles flashes típicos de quem quer, que fazem permanecer num local mesmo quando já nada mais há. Adoro seguir por um local só para cruzar-me com aquele homem que faz o coração palpitar e o sexo inchar. Posso ir até a cama, mas daí a namorar ou a viver junto, está fora de questão.

Sinto-me feliz com a minha sexualidade, as minhas relações sexuais e  não pretendo mudar. Acham que há em mim algo de errado?

 

PSI: 

Pergunta se há algo de errado consigo? 

Em primeiro lugar, nada está errado desde que se sinta feliz assim. Se está a viver a sua vida como pretende e isso o faz feliz, nada pode estar errado.

no entanto e, em segundo lugar, parece-me que se estivesse feliz e se sentisse bem consigo, porque estaria a questioar terceiros se há algo de rrado consigo? Porque razão se questiona? Será que essa dúvida pode ser interpretada com alguma insatisfação ou desejo de mudança?

Cabe-lhe a si responder e ponderar os aspectos integrantes da sua felicidade.

 

Abraço

O Psi

 

Todos os posts da rubrica O PSI RESPONDE pode ser vista AQUI

sinto-me: Fora do armário!
publicado por cristms às 20:12
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 21 de Novembro de 2008 às 12:08
olá PS I,
presisava falhar consigo disto da sexualidade eu sou gay tenho 25 anos e quero assumir u que sou mês não consigo e quisera tanto ter alguém que me quisera és que um só custa muito sim ajuda o sim alguém sei eu preciso ajuda mês não sei donde ter com quem falhar si posso ter seu msn era bom para mi falhar consigo soo da ilha da madeira bom tenho 3 anos cá e quero conhecer alguém e não consigo espero me ajude Fernando ......


De cristms a 21 de Novembro de 2008 às 19:42
Caro Fernando,
Tem que enviar um email para blogsergay@hotmail.com com a questão que deseja colocar ao PSI. Ele prontamente lhe responderá.

;)


De Sofia a 30 de Novembro de 2008 às 22:12
é pena que ainda haja tanto medo em nós, homosexuais, em assumir perante a sociedade em que vivemos quem realmente somos.

ao ler estes testemunhos de leitores do blog, pus-me a pensar.. e estes fizeram-me aperceber do quão sortuda (?) sou por ter-me sido dada, a certa altura, a coragem que precisava para que me conseguisse assumir.

tenho 16 anos, ainda sou nova, e sim, foi complicado, mas após dado o primeiro passo, contar à minha melhor amiga, todo o processo de sair do armário se tornou bem mais fácil. e devo dizer que NUNCA me senti tão bem comigo mesma. incrível o poder que tem a capacidade de sermos honestos connosco mesmos :]

Felizmente que a cada dia que passa, mais e mais as mentes deste país se vão abrindo, pena que o processo seja tão demorado ..

x


Comentar post



referer referrer referers referrers http_referer

Lisbon Apartment for rent/holidays
- Gay Friendly -

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

English Version



Free Web Counters

Adicionar a Favoritos




Email do Blog

BlogSerGay@Hotmail.com

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

Google Earth GAY


(Se não tens o Google Earth, faz download AQUI e depois basta clicar nos links abaixo)
BARES
O Bico, Gayleria - Lisboa

Meeting Point - Lisboa

106 - Lisboa

HERÓIS - Lisboa

PORTAS LARGAS - Lisboa

BRIC A BAR- Lisboa

FINALMENTE - Lisboa

MAX - Lisboa

DISCOTECAS
TRUMPS - Lisboa

FRÁGIL - Lisboa

MISTER GAY - Costa da Caparica

PRAIAS
FONTE DA TELHA - Costa da Caparica

Praia 19 - Costa da Caparica

MECO - Aldeia do Meco


COSTA VICENTINA

Praia do Malhão

Praia de Odeceixe

Praia de Vila Nova de Mil Fontes

 


ALGARVE

Praia da Ilha Armona

Praia Pinheiros

Praia Cabanas Velhas

Praia Meia Praia

Praia das Furnas

Praia do Zavial

Prainha

Praia Beliche

Praia Grande

SAUNAS
GRECUS - Lisboa

SPARTACUS - Lisboa

TROMBETA BATH - Lisboa

RESTAURANTES
PÔE-TE NA BICHA - Lisboa

BICA DO SAPATO - Lisboa

BRASILEIRA - Lisboa

ALOJAMENTO
AS JANELAS VERDES - Lisboa

Hotel ANJO AZUL - Lisboa


LINKS
Ovelha Tresmalhada
Cinema Gay
Provoca-me!!!
Sexual Feeling
Perfeito Vazio
Eu por aqui...gay
O Mundo Gay (quase) Perfeito
Comportamentos de um rapaz difícil
Me Myself And I
Adolescente Gay
Histórias de Un Mira
Confissões aos (quase) 30
Tongzhi
Minha Luz
WhyNotNow
ALL OF ME
só mais uma gayja
Herejes
2 Homens 1 Vida
O outro lado
O Meu Lado B
Sapato de Cristal
MOGAYDOURO
Felizes Juntos
Nunca caí aqui
As faces de Morgan/a...
Individual(mente)
David e Marco
LusoBoy
DE CORPO E ALMA
FARPAS e BITAITES
VERSATILIDADES
HOMEM, HOMOSSEXUAL e PAI
Je Bois
Blog do Armário
Nuba
H2OMENS
O Sétimo Continente
CO-MYX-TURA
Boyzitu
[NobodysBitcho]
Blog Gay
Single White Male
ALGARVE GAY
MADONNA
GAYLERIA

LISTA COMPLETA


TAGS

à mesa(6)

adopção(47)

amigos(35)

amor(72)

artistas(131)

associações lgbt(22)

bares gay(39)

bissexualidade(15)

blog(89)

bullying(5)

casamentos(148)

casamentos gay(125)

cinema(29)

com out(19)

comentario off the record(12)

compras(20)

concursos(20)

contar aos pais(40)

discriminação(219)

educação(17)

elementos de prazer(17)

encontros(13)

eventos(17)

eventos lgbt(28)

família(99)

Família(29)

filmes(22)

filmes gay(10)

fotografia(20)

gay(320)

gay friendly(6)

hiv(9)

homofobia(142)

homoparentalidade(45)

homossexual(259)

homossexualidade(328)

humor(98)

igreja(11)

igualdade(14)

imprensa(36)

informática(5)

jantar convívio(9)

lazer(7)

lésbicas(51)

lgbt(25)

literatura(19)

livros(22)

moda(12)

movimentos gay(6)

música(35)

noite(103)

notícias(281)

Notícias(27)

nutricionismo(7)

o casamento dos lindos(33)

o psi responde(20)

off the record(7)

orientação sexual(7)

partilha-te(6)

passatempos(21)

pensamentos(18)

perguntas(48)

pessoal(442)

poemas(6)

poesia(6)

política(68)

power man 2010(13)

preconceito(11)

psicologia(36)

publicidade(55)

relação(110)

Relação(18)

religião(12)

restaurantes(19)

revista(12)

roupa(7)

roupa interior(6)

saír do armário(34)

sandy(11)

saúde(92)

ser gay(12)

sexo(285)

sexo anal(12)

sexologia(55)

sexualidade(156)

sexy(13)

sida(11)

sociedade(262)

sondagens(45)

teatro(43)

teatro amador(9)

televisão(79)

Televisão(10)

tita(6)

trabalho(32)

transgéneros(18)

transsexuais(26)

travestis(13)

viagens(94)

vídeos(110)

todas as tags

Pub...

<-- PUB -->
O blog em nºs...


Arquivos

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Junho 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Janeiro 2004

Janeiro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


subscrever feeds

pesquisar