_____________________________________________
POSTS SOBRE: LIVROS :: O PSI RESPONDE :: CONTAR AOS PAIS :: VIAGENS :: ELEMENTOS DE PRAZER :: BARES GAY :: VÍDEOS
_____________________________________________
Podes seguir o blog através do twitter AQUI

Pesquisa personalizada
Quarta-feira, 17 de Junho de 2009

"Nenhum homem é uma ilha…"

Este post é especial... Pedi a um leitor amigo que anda nas lides de sair do armário e conhecer outros gays, o Alexandre, que me escrevesse sobre a sua experiência de travar conhecimento com outros gays. Pedi-lhe, porque eu, já não estou nessa fase e era interessante como se passam as coisas actualmente. Ao que parece não é muito diferente do meu tempo, mas a internet é sem dúvida um meio privilegiado de contacto. No entanto, e na minha opinião pessoal, as tentativas de procurar compatibilidades tanto em sites de encontros, ou de agências matrimoniais entre dois utilizadores registados baseados nos seus perfis, pode e o mais certo é que não resulte... O que atrai dois seres humanos é alguns dos seus interesses comuns, mas é principalmente as diferenças que nos atraem... Ou não será?

Obviamente que o contacto pessoal é essencial para conhecer o outro, e para isso há bares, há discotecas, saunas,  e outros locais menos convencionais...

O Alexandre  partilha então a sua experiência e fica desde já o meu sincero bem-haja a ele, pela dedicação e tempo dispensado!

  

Avesso a máquinas, fui uma das últimas pessoas a comprar PC, a aderir à internet e a descobrir sites de encontro para gays. Sempre fui muito céptico a encontros ou amizades feitas em plataformas virtuais, sobretudo em chats, que nunca vim a frequentar. Contudo, tive um professor de Informática que terá sido o 1º português a casar-se com alguém conhecido através de chat (uma brasileira do outro lado do oceano). 

A primeira comunidade a que me juntei foi a “blogosfera”. Um rede de blogues e autores que, através de interesses ou amizades em comum, se conectam, comunicam e partilham. Também a comunidade gay usa essa rede para se expressar e dar a conhecer. Trata-se de um meio elaborado, com posts auto-narrativos, informativos ou ficcionados, offline, em que o conhecimento é feito de forma distante. Normalmente, o autor do blogue comunica com os seus leitores através de uma caixa pública, reservada ou semi-reservada de comentários, ou através de endereços electrónicos que autores-leitores disponibilizam nos seus perfis. Daqui podem surgir amizades ou, até mesmo, relacionamentos amorosos, visto que, muitas vezes, a empatia surge pelo conteúdo dos posts, ou pela personalidade de quem os publica e/ou lê. Eu próprio, comentador assíduo, e blogger activo, fiz algumas amizades, bem sucedidas, com troca e partilha de presentes, correspondência e muito mais. Ainda que menos frequente, a blogosfera pode também ser um veículo para encontros sexuais, seja por incitamento do blogger em seus posts, seja por abordagem colateral, através de endereço electrónico, por parte de leitores. Foi através da blogosfera que tomei o primeiro contacto com gays, como eu, e foi através de um blogue por mim elaborado que conheci, em msn, o primeiro rapaz por quem me “enamorei”. Foi através da blogosfera, também, que recebi informação e as primeiras partilhas de experiências homossexuais.

 

   

Uma alternativa virtual à blogosfera são os sites de encontro para gays. Dois exemplos díspares são o Gaydar e o Meetic. Apenas me inscrevi no primeiro, e após muita insistência por parte de um amigo gay (por sinal, autor deste blogue “Ser Gay”), que havia conhecido o seu companheiro através dele. Com muita resistência, e alguma curiosidade, elaborei um perfil honesto e comecei trocando mensagens com outros gays conectados à plataforma. Tomei, assim, contacto directo, e on-line, com centenas de gays de todo o país, de todas as áreas profissionais, de todos os estilos e intenções, com perfis verdadeiros e alguns menos verdadeiros. Tomei conhecimento, também, das diferentes realidades e da pluralidade de uma “comunidade” muito heterogénea, que desconhecia por completo. A primeira masturbação on-line, o aprofundamento de questões da (homo)sexualidade, e até mesmo algumas amizades surgiram daqui. Existem dois modus operandi possíveis para contacto, neste tipo de sites: um deles, que nunca usei, é o chat, onde as salas de conversação on-line públicas podem dar lugar, a qualquer momento e de acordo com as vontades, a salas de conversação mais privadas, à semelhança do que sucede com chats de uso geral; o outro método é o da mensagem, estilo sms de telemóvel, convidando quem nos interessa à conversa por msn pessoal. Neste último método, o único que usei, pode ser feita triagem de mensagens, bloqueio de remetentes, troca de endereços e outros contactos pessoais. Por norma, a plataforma serve apenas como “montra” de exposição e troca de endereços electrónicos, sendo o msn o veículo preferencial, por ser mais privado e livre de controlo, para conhecimento e encontro virtual entre gays.

 

Por serem gratuitos, sites como o Gaydar são amplamente usados por uma maioria de gays, entre os quais estudantes e jovens sem recursos financeiros para suportar a mensalidade de sites mais elaborados e formais, onde fraudes e armadilhas sexuais são alvo de maior controlo por parte dos responsáveis.

 

O Meetic é um destes exemplos de sites. Nele não encontramos fotos de nús ou semi-nús nos perfis, nem palavras ofensivas nas mensagens de apresentação. Aliás, ao contrário do que sucede no Gaydar, a equipa do Meetic analisa criteriosamente cada perfil e foto antes de ser publicitada. A faixa etária dos membros inscritos é mais elevada, sendo escassos os registos de primeira juventude. Também em intenções de procura, ainda que muitas vezes obscuras, existe uma maior tendência para a procura de relacionamento sólido, ao invés do que sucede no Gaydar, onde as intenções são muito heterogéneas, indo da procura de relacionamento, à procura de aventura sexual sem compromisso. 

 

 

 

Meetic e sites idênticos são semelhantes a agências matrimoniais, de elaborada complexidade, onde cada usuário preenche um exaustivo formulário – que por si só dissuade os aventureiros sexuais –, e onde os diferentes formulários são cruzados pelo sistema para averiguar, de forma automática, ou pessoal, se o usuário pretender, as  compatibilidades entre membros registados. Normalmente, este tipo de sites oferece gratuitamente um periódo ou um espaço limitado de experimentação, seguida da qual se deverá proceder à subscrição de uma taxa mensal, semestral ou anual para aceder ao serviço. Eu procedi a este periódo de experimentação, por curiosidade, e fiquei surpreendido com a eficiência do sistema. Contudo, os longos formulários, bem como as taxas de subscrição, afastam jovens como eu.

 

Apesar de ser um conhecido lugar virtual de engate, Gaydar proporcionou-me alguns amigos, algumas conversas em msn muito enriquecedoras, e o contacto com um rapaz que se foi tornando, para mim, especial.

  

Cada plataforma ou tipo de sites de encontro para gays tem as suas vantagens e desvantagens, dependendo do que se procura, de quem procura e de como se procura. Assertividade, e alguma cautela (sobretudo na revelação de informações pessoais) é a atitude recomendada em todos eles. Contudo, este método virtual de conhecimento entre gays pode ser, e é, uma ajuda fundamental para pessoas que se encontram isoladas pela geografia, pelo medo, ou pela timidez, como sucedeu no meu caso. E “porque nenhum homem é uma ilha”, vale a pena tentar lançar pontes…

 

 

sinto-me: informado
publicado por cristms às 20:57
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De X a 18 de Junho de 2009 às 14:02
Conheci o amor da minha vida no gaydar. Por muitas coisas esquisitas que por lá se passam, também há pessoas que não querem só sexo. Hope.


De Flopes a 20 de Junho de 2009 às 03:11
Adorei o teu post liga-me
Quero fazer-te ...
962 019 094
flopes@remax.pt


Comentar post



referer referrer referers referrers http_referer

Lisbon Apartment for rent/holidays
- Gay Friendly -

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

English Version



Free Web Counters

Adicionar a Favoritos




Email do Blog

BlogSerGay@Hotmail.com

OS MAIS LIDOS

 

1.FOTOGRAFIA... Ao PÉNIS!
2.DEPILAÇÃO MASCULINA
3.AUTO-PENETRAÇÃO/FELAÇÃO
4.SEXO GAY
5.PRAIAS DE NUDISMO (ALGARVE) 
6.COMO É QUE UM TRAVESTI ESCONDE O PÉNIS?
7.POPPERS
8.SEXO A 3 OU MAIS...
9.GOSTAR DE HOMENS + VELHOS
10.SADOMASOQUISMO
11.VERÃO :: PRAIA :: NUDISMO
Última Act.: 12-08-2009

 

 

Google Earth GAY


(Se não tens o Google Earth, faz download AQUI e depois basta clicar nos links abaixo)
BARES
O Bico, Gayleria - Lisboa

Meeting Point - Lisboa

106 - Lisboa

HERÓIS - Lisboa

PORTAS LARGAS - Lisboa

BRIC A BAR- Lisboa

FINALMENTE - Lisboa

MAX - Lisboa

DISCOTECAS
TRUMPS - Lisboa

FRÁGIL - Lisboa

MISTER GAY - Costa da Caparica

PRAIAS
FONTE DA TELHA - Costa da Caparica

Praia 19 - Costa da Caparica

MECO - Aldeia do Meco


COSTA VICENTINA

Praia do Malhão

Praia de Odeceixe

Praia de Vila Nova de Mil Fontes

 


ALGARVE

Praia da Ilha Armona

Praia Pinheiros

Praia Cabanas Velhas

Praia Meia Praia

Praia das Furnas

Praia do Zavial

Prainha

Praia Beliche

Praia Grande

SAUNAS
GRECUS - Lisboa

SPARTACUS - Lisboa

TROMBETA BATH - Lisboa

RESTAURANTES
PÔE-TE NA BICHA - Lisboa

BICA DO SAPATO - Lisboa

BRASILEIRA - Lisboa

ALOJAMENTO
AS JANELAS VERDES - Lisboa

Hotel ANJO AZUL - Lisboa


LINKS
Ovelha Tresmalhada
Cinema Gay
Provoca-me!!!
Sexual Feeling
Perfeito Vazio
Eu por aqui...gay
O Mundo Gay (quase) Perfeito
Comportamentos de um rapaz difícil
Me Myself And I
Adolescente Gay
Histórias de Un Mira
Confissões aos (quase) 30
Tongzhi
Minha Luz
WhyNotNow
ALL OF ME
só mais uma gayja
Herejes
2 Homens 1 Vida
O outro lado
O Meu Lado B
Sapato de Cristal
MOGAYDOURO
Felizes Juntos
Nunca caí aqui
As faces de Morgan/a...
Individual(mente)
David e Marco
LusoBoy
DE CORPO E ALMA
FARPAS e BITAITES
VERSATILIDADES
HOMEM, HOMOSSEXUAL e PAI
Je Bois
Blog do Armário
Nuba
H2OMENS
O Sétimo Continente
CO-MYX-TURA
Boyzitu
[NobodysBitcho]
Blog Gay
Single White Male
ALGARVE GAY
MADONNA
GAYLERIA

LISTA COMPLETA


TAGS

à mesa(6)

adopção(47)

amigos(35)

amor(72)

artistas(131)

associações lgbt(22)

bares gay(39)

bissexualidade(15)

blog(89)

bullying(5)

casamentos(148)

casamentos gay(125)

cinema(29)

com out(19)

comentario off the record(12)

compras(20)

concursos(20)

contar aos pais(40)

discriminação(219)

educação(17)

elementos de prazer(17)

encontros(13)

eventos(17)

eventos lgbt(28)

família(99)

Família(29)

filmes(22)

filmes gay(10)

fotografia(20)

gay(320)

gay friendly(6)

hiv(9)

homofobia(142)

homoparentalidade(45)

homossexual(259)

homossexualidade(328)

humor(98)

igreja(11)

igualdade(14)

imprensa(36)

informática(5)

jantar convívio(9)

lazer(7)

lésbicas(51)

lgbt(25)

literatura(19)

livros(22)

moda(12)

movimentos gay(6)

música(35)

noite(103)

notícias(281)

Notícias(27)

nutricionismo(7)

o casamento dos lindos(33)

o psi responde(20)

off the record(7)

orientação sexual(7)

partilha-te(6)

passatempos(21)

pensamentos(18)

perguntas(48)

pessoal(442)

poemas(6)

poesia(6)

política(68)

power man 2010(13)

preconceito(11)

psicologia(36)

publicidade(55)

relação(110)

Relação(18)

religião(12)

restaurantes(19)

revista(12)

roupa(7)

roupa interior(6)

saír do armário(34)

sandy(11)

saúde(92)

ser gay(12)

sexo(285)

sexo anal(12)

sexologia(55)

sexualidade(156)

sexy(13)

sida(11)

sociedade(262)

sondagens(45)

teatro(43)

teatro amador(9)

televisão(79)

Televisão(10)

tita(6)

trabalho(32)

transgéneros(18)

transsexuais(26)

travestis(13)

viagens(94)

vídeos(110)

todas as tags

Pub...

<-- PUB -->
O blog em nºs...


Arquivos

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Junho 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Janeiro 2004

Janeiro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


subscrever feeds

pesquisar