Terça-feira, 30 de Janeiro de 2007
Já falei sobre o assunto aqui e assumi o meu voto no sim! Hoje iniciou-se ofi
cialmente a campanha para o referendo do próximo dia 11 de Fevereiro, e com o debate de ontem que ocorreu na RTP1 no programa "Prós e Contras" fiquei com vontade de dar mais alguns argumentos a favor do sim...
Como sempre digo, parto do princípio que nenhuma mulher pratica o aborto de animo leve, devido ao risco, trauma e valor que este pode custar à própria...
Se o NÃO está, como ontem ouvi, tão empenhado em promover a não prática do aborto, como pelos vistos tem feito durante os últimos anos, convém lembrar-lhes que esse seu papel, poderá e deverá continuar, até de forma mais aberta e livre, votando SIM e alterando a actual lei, que como vemos, não impede que actualmente se pratique diariamente o aborto...!
E aos que acham que o principal argumento é a VIDA, peço então aos NÃO's que expliquem, porque é que então ainda nunca tomaram a iniciativa de retirar da lei algumas excepções já comtempladas, tais como a possibilidade de abortar em caso de violação. Então neste caso, o feto, ou a criança como os NÃO's gostam de chamar ao feto, neste caso já importa menos? É menos VIDA que um feto que não é fruto de uma violação??? Como explicam isto???
Por último, e embora os NÃO teimem em querer dar a entender o contrário, o que vamos votar é uma alteração ao actual código penal, que torna uma mulher que arrisca a sua vida ao fazer um aborto clandestino, uma criminosa que em última instância deverá ser presa. Os NÃO's dizem todos contentes que até hoje nenhuma mulher foi presa, o que é um facto, mas então que raio de país é este onde quem deve aplicar a lei fecha os olhos não aplicando a lei??? Será que é porque ninguém concorda com a lei? E se assim é, não faz mais sentido mudarmos essa mesma lei??
EU VOTO SIM, SOU PELA LIBERDADE DE ESCOLHA, PORQUE ACREDITO E CONFIO NAS MULHERES!!!!
Para finalizar este post com humor (mas dizendo as verdades), deixo-vos com um scketch dos Gato Fedorento, que está excelente. Ora vejam:
sinto-me: a dizer um discurso!!!
De Miguel a 31 de Janeiro de 2007 às 13:43
Se o Sim ganhar, todas as mulheres que foram a julgamento continuariam a ir, pois todas abortaram com mais de 10 semanas. O argumento "queremos que as mulheres deixem de ir a tribunal" não é válido.
De anónimo a 31 de Janeiro de 2007 às 15:40
Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele.
Como quem diz: quem não quer engravidar não abre as pernas!
Problema resolvido! Simples não é?
De
Ana a 31 de Janeiro de 2007 às 19:04
Fiquei feliz ao ler este post, significa que existem pessoas com bom senso relativamente a esta questão! Eu concordo plenamente com o sim! É um sim à despenalização e não à liberalização do aborto, ou seja, é dar finalmente alguma dignidade as mulheres! Se o sim ganhar, e espero que ganhe, não significa que todas as mulheres vão passar a fazer abortos nem que este vai passar a ser um metodo contraceptivo! Significa apenas que as mulheres vão ter o direito e a liberdade de escolher se têm ou não condições para ter esse filho, e vão passar a haver menos crianças abandonadas ou a viver em condições miseráveis!
Trata-se aqui da liberdade do direito de escolha, de dignificação! Uma mulher não é igual a um ladrão que rouba ou a um criminoso que mata ou a um burlão que engana! É apenas uma mulher que tem direito a fazer as suas próprias opções! E no entanto arrisca-se a ir 3 anos para a prisão como um criminoso? Isto é justiça ou igualdade? Não!
Por isso eu voto pelo sim, para ter o direito de escolher!
De
Carlos a 31 de Janeiro de 2007 às 19:25
Meus caros, em 30 anos nunca foi nenhuma mulher para a cadeia! Estão a querer deitar areia para os olhos das pessoas? Quem tenha pelo menos um neurónio vivo no cérebro sabe que os argumentos do SIM são falaciosos! Uma mentira de todo o tamanho!E, caso não saibam, comete crime quem se aproveita da ignorância dos outros para os prejudicar! E todos os que cometem um crime merecem ser punidos, cara Sra. Ana, ou será que concorda também com a Pena Capital? Eu sou à favor da vida... e sou homem, logo tenho uma opinião a dar, pois um bebé não surge do nada! É preciso um espermatozóide se juntar a um óvulo! Para terminar, se o aborto for liberalizado (as mulheres poderão abvortar à torto e à direito, aumentando a irresponsabilidade das pessoas!), continuará a haver abortos de vão de escada, continuará a haver crianças mal-tratadas e violadas - ou será que o SIM proclama abortar a mãe (e o pai)? - continuará a haver pessoas a morrer a fome, continuará a haver poluição, enfim. Este referendo é uma perda de tempo e se o SIM ganhar, os contribuintes vão pagar os abortos que os que são feitos nas clínicas dos cabeças dos grupos do SIM!! Enchendo-lhes o bolso com o NOSSO rico dinheiro, em vez de canalizálo para aqueles pais que querem ter um filho e não conseguem e também na base das problemáticas que levam ao aborto.
De strada a 31 de Janeiro de 2007 às 21:24
Fico muito triste por ver tanta gente do lado do NÃO com com fundamentos completamente estúpidos. Mas fico feliz por haver pessoas que tem consciencia neste país que para mim já não vale nada. Tenho vergonha de ser portuguesa e cada vez mais desejo poder ir para outro país.
O aborto existe e vai continuar a existir independentemente do resultado do referendo.
Votem SIM e façam deste país um país sem hipocrisias e injustiças para a mulher.
De ludvic a 1 de Fevereiro de 2007 às 00:39
Não = intolerância
Sou a favor da vida, da não recriminação. Sou a favor da despenalização!
Penso que o "Pós e Contras" foi bastante elucidativo e adorei ouvir o Prof. Vital Moreira.
De Medical Examiner a 1 de Fevereiro de 2007 às 10:43
Olá! Adoro este blog acho k ainda me faz pensar que dois homens podem ser muito felizes, e k a homossexualidade não se resume a promiscuidade (nem percebo cm se conheceram no gaydar... cmg so se veem meter pa fo..) Não concordo nada quando o autor num post abaixo se intitulo "borra botas"... escreves de uma forma mt interessante, mesmo com 21 anos vê-se k tens bagagem cultural. Pronto é isto.... este blog, a unica, a actual e o eixo do mal são as coisas que não passo sem.
Quanto ao referendo faz-me confusão o que vejo na faculdade que frequento, onde se estuda medicina :
- os profs são maioritariamente todos do não
- os alunos parecem histericos a favor do sim... e pergunto " e como medico serias capaz de fazer ?!" ... "isso não" , pelos vistos com os medicos k se estão a fabricar ainda se despenaliza o aborto e continuam as parteiras a fazer desmanchos....mas agora no hospital. Adorei ver o Prof. Pinto da Costa no debate da Sic noticias... adoro aquele homem... foi akele homem k me fez decidir ir pa especialidade dele :P
- Esperemos que o sim prevaleça
Comentar post