Acabo de chegar deste evento, que por muito acaso, acabei por decidir ir... Cruzei-me com um email da associação rede ex-aequo, a convidar, e como não tinha nada de interessante para fazer, decidi dar um pulo lá... Não foi tempo perdido, bem pelo contrário, para além de ter sido a minha primeira experiência num evento deste tipo, houve muita interacção entre os homenageados e o público. Interessante foi eu me sentir dos mais velhos daquela sala, não sei se por esta associação ser mais indicada para juventude ou se por o pessoal da minha idade não participar neste tipo de iniciativas! Penso que foram passadas mensagens interessantes para quem lá estava, e concordo com a jornalista Fernanda Câncio (jornalista homenageada, pelas suas recorrentes abordagens de assuntos relacionados com discriminação sexual, do jornal DN), que é pena que ainda seja assim, se premeie os profissionais que falam sobre assuntos que deveriam ser já "normais" e por isso não merecer qualquer tipo de distinção. Infelizmente a realidade é (ainda) diferente, mas ficamos a aguardar por esses tempos, em que a normalidade das orientações sexuais de cada indivíduo são o que menos interessa!
Os homenageados foram:
Aurélio Gomes e Teresa Gonçalves – Pivots do programa "Janela Aberta" do Rádio Clube Português que conduzem, semanalmente, uma rubrica onde se discutem notícias afectas a questões LGBT.
Bernardo Mendonça, Tiago Miranda e Solange F – Bernardo Mendonça e Tiago Miranda foram responsáveis pela reportagem "Lésbicas e muito mulheres", que contando com o testemunho pessoal da apresentadora Solange F, contribuiu para desconstrução de estereótipos associados à orientação sexual.
Elisabeth Barnard – Directora executiva da revista Com'Out, que com a criação desta revista tem dado espaço e visibilidade à discussão de muitos temas relacionados com a orientação sexual e identidade de género.
Fernanda Câncio – Jornalista responsável pela reportagem "Não vejo nada de fracturante em mim" e diversas crónicas publicadas no jornal Diário de Notícias que permitiu dar visibilidade às discriminações sentidas por muitos homo ou bissexuais.
Fernanda Freitas – Apresentadora do programa "Sociedade Civil", emitido pela RTP 2, que dedicou um programa à discussão do acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
Teresa Botelheiro – Jornalista responsável pela reportagem "Dois pais, Duas mães", emitida pela RTP 1, onde abordou a parentalidade por casais do mesmo sexo.
A festa continua mais logo, na discoteca Maria Lisboa.
:)