Ao que parece a polémica foi despoletada pelo presidente do Colégio de Psiquiatria da OM, José Marques Teixeira, a 2 de Maio, num artigo de um jornal, onde considerava que pode ser possível dar resposta a um homossexual que pede ajuda médica para mudar de orientação sexual.
O senhor falou a título pessoal, mas mesmo assim não deixa de ser Presidente do Colégio de Psiquiatria... Posto isto, Daniel Sampaio exigiu a clarificação da posição e tomou a iniciativa de por uma petição online, que até ao momento já conta com mais de 800 assinaturas de profissionais de saúde mental.
Podendo representar um regresso ao passado, as mesmas palavras poderiam então ser entendidas da seguinte forma: "pode ser possível dar resposta a um HETEROSSEXUAL que pede ajuda médica para mudar de orientação sexual."
O sr. Presidente consegue mudar portanto a orientação sexual de qualquer indíviduo?
Ouve-se cada coisa...
Fica o link da notícia completa AQUI
De Alexandre a 7 de Junho de 2009 às 21:45
Eu continuo a achar muito estranho - muito estranho mesmo - que não se falem de afectos quando se fala de homossexualidade... Aliás, nunca vi a palavra «afecto» ao lado da de «orientação» ou «sexo», quando se fala de homossexualidade...
Julgo que há uma confusão conceptual e perceptiva geral. Grave, muito grave...
De
lelu a 13 de Junho de 2009 às 20:54
senhor doutor, sinto-me tão gay hoje, não tem um comprimido pra mim ? lolololol
De Anónimo a 14 de Junho de 2009 às 13:03
Olha lá, não se consegue mudar o sexo de uma pessoa?
E o facto de se nascer homem e querer ser mulher não é tratável sem ser doença? (ou nascer mulher e querer ser homem)
Qual o problema de ser homossexual e querer ser heterossexual (ou vice-versa) procurando ajuda para a transição?
De Anónimo a 14 de Junho de 2009 às 17:20
Caro anónimo,
Um transsexual sente que nasceu num corpo errado e por isso quer mudar de sexo. Um homossexual nasceu num mundo preconceituoso e por isso que mudar de orientação sexual. Se é homossexual, não se sente heterossexual, por isso, porque quererá mudar de orientação???
De Anónimo a 14 de Junho de 2009 às 21:13
Desculpem a minha ignorância, mas então e o que dizer dos bi-sexuais, ou seja, daqueles que "não são esquizitos" :) ? Também, podem mudar a orientação sexual com ajuda médica ?
Comentar post