Terça-feira, 29 de Dezembro de 2009

Mas em que século estamos???

Desculpem lá, mas há notícias que por vezes me remetem para outros séculos passados e que por esse motivo me deixam revoltado. Hoje será discutido pela Ordem dos Médicos um parecer (ver AQUI) onde se defende que há casos onde a homossexualidade é mutável, ou seja, por acção clínica o doente (sim, a homossexualidade neste caso seria tratada como doença) pode deixar de ser homossexual. Que hajam pessoas, médicos incluídos, que ainda pensem que isto é possível, eu até aceito, mas ver uma Ordem dos Médicos a discutir (ainda) este assunto é para mim algo que me deixa estupefacto e até mesmo preocupado. Esta discussão só faz sentido para quem não é homossexual, porque quem como eu nasceu a gostar de ver os homens e a excitar-se a pensar em homens (assim como um heterossexual pensa em mulheres e se excita a pensar em mulheres) não consegue acreditar que haja um tratamento que me faça gostar de mulheres. A questão poder-se-ia por - nesta forma de pensar - ao contrário, ou seja, por acção clínica tornar um heterossexual em homossexual. Pergunto aos heteros: Acham isto possível? E pronto, quase a chegarmos a 2010 ainda andamos a discutir o sexo dos anjos e ainda a própria Ordem dos Médicos anda a discutir pareceres desta natureza. Fica a notícia retirada do DN:

Médicos defendem que a homossexualidade não se altera por acção clínica. Parecer da Ordem dos Médicos, que é discutido hoje, fala, porém, em casos mutáveis.

 

Os psiquiatras consideram que a homossexualidade não é mutável por acção médica e recusam tratar quem lhes peça este tipo de ajuda. Uma posição diferente aquela defendida pelo parecer do Colégio de Especialidade de Psiquiatria, que hoje deverá ser aprovado (ver texto ao lado), e onde se refere que em alguns casos a orientação sexual pode ser mutável e, que os médicos não devem ignorar os pedidos de ajuda dos homossexuais.

"Se tenho à minha frente um homossexual exclusivo que não aceita esse facto e me pede para ser heterossexual digo que não há tratamento", defende Júlio Machado Vaz. Também o presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria, António Palha, não têm dúvidas que "a homossexualidade não se trata". Uma opinião reforçada por Caldas de Almeida, coordenador nacional para a Saúde Mental: "As pessoas homossexuais não deixam de o ser por causa de um tratamento com o psiquiatra".

Apesar de recusar a validade dos tratamentos, Pedro Varandas admite que  ainda"há determinadas terapias de orientação comportamental que já provaram ser eficazes em algumas pessoas que sofrem com a sua homossexualidade". Isto no caso dos indivíduos insistirem num tratamento.

Filipe Nunes Vicente também não acredita em terapias de reconversão, mas sabe "que há médicos que defendem o tratamento da homossexualidade". Contudo, este psicólogo confessa que não recusa tratar "uma pessoa homossexual que se apaixone por alguém do sexo oposto" e que lhe solicite ajuda.

Ideia reforçada por Daniel Sampaio. O psicólogo considera que "a orientação sexual não é imutável", mas realça que "o médico não deve tentar mudar, deve dis-cutir, deve ajudar essa pessoa".

Já a psiquiatra Graça Cardoso é peremptória: "Não se pode fazer nada. A homossexualidade não é uma escolha. Tratar um homossexual para que o deixe de ser é o mesmo que tratar alguém por ser alto ou baixo." Para esta médica é essencial ajudar a pessoa "a viver com essa situação", para tentar evitar depressão que, em casos extremos, pode levar ao suicídio.

Existem no entanto problemas de mudança de orientação que chegam aos psiquiatras por causa das dúvidas e ansiedade que criam. "Há casos de pessoas com a sua vida formalizada, casadas e com filhos e que não conseguem conter mais essa situação. São pessoas que percebem o que se passa mas não têm armas para sobreviver às tensões sociais", explica o psiquiatra Marcelo Feio.
 
As dificuldades em aceitar uma mudança na orientação sexual, acontecem "tanto em homens como em mulheres", adianta o médico do Hospital Santa Maria, em Lisboa.

Da mesma forma que há pessoas que "sempre se afirmaram como homossexuais e numa fase mais tardia da sua vida fazem uma viragem para a heterossexualidade", acrescenta Marcelo Feio.

sinto-me: rsrsrsrs!!!
publicado por cristms às 10:27
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De Sebastião a 29 de Dezembro de 2009 às 21:56
Há dias que li esta noticia... o que estou a estranhar é o silêncio total por parte das organizações de nos deviam defender e do resto da classe médica.

Isto é claramente pseudo-ciência e devia ser atacado enquanto tal em vez de ser considerado sério porque sai da boca de um médico (o que importa não é o titulo do perito mas o método que usa para chegar às suas conclusões e neste caso, claramente, os desejos conservadores destes senhores sobrepuseram-se à realidade). Isto vai contra tudo o que se sabe sobre orientação sexual e ninguém parece desmentir porque há aqui amizades pessoais entre várias pessoas (o Daniel Sampaio há anos que está a tentar vender esta ideia....) que parecem ser mais importantes que a procura da verdade ou o bem estar humano.

Os autores desta iniciativa deviam ser ridicularizados em praça pública por estes comentários mas dado o silêncio que se está a ouvir penso que devemos deduzir que o estatuto social compra mesmo a imunidade a tudo. Até à necessidade de seriedade e comum decência humana.


ps: Há aqui outra coisa a considerar (não digo que seja o caso mas dadas as criaturas que povoam os conselhos deontológicos deste país eu também não a punha a hipotese de parte), já que em Portugal não se declara a que organizações se pertence eu ponho sempre a questão de até que ponto estes comentários não partem de membros de comunidades religiosas homofóbicas mas que sabendo à partida a falta de credibilidade da sua religião usam a ciência para vincular a sua ideologia.


De pinguim a 29 de Dezembro de 2009 às 22:01
Acabei de ler o parecer que é bem claro: " Não há tratamento para a homossexualidade, pois tal não é considerada uma doença, mas sim uma variante do comportamento sexual."
E ponto final nesta VERCONHA!


De Sebastião a 29 de Dezembro de 2009 às 22:47
O parecer está online? Até agora além destas noticias e dos comentários associados por algumas pessoas mencionadas na noticia não tinha lido nada.


De cristms a 29 de Dezembro de 2009 às 23:10
Alô Sebastião.
O parecer ainda não está online... Ele foi aprovado hoje como disse e bem o Pinguim. Suponho que brevemente irá estar disponível a todos... Ou então só aos médicos não sei!
Abraço


De Sebastião a 29 de Dezembro de 2009 às 23:17
Olá Cristms, bem nesse caso é mesmo esperar e ver o que temos. abraço


De pinguim a 29 de Dezembro de 2009 às 23:16
Podem ler o comentário em
http://www.scribd.com/doc/24585855/parecer-ordem

Abraço.


De cristms a 29 de Dezembro de 2009 às 23:26
Obrigado Pinguim! :)


De pinguimDes a 29 de Dezembro de 2009 às 23:17
Desculpa, não é o comentário, mas sim o parecer...


De Sebastião a 29 de Dezembro de 2009 às 23:18
Obrigado Pinguim!


De Sebastião a 29 de Dezembro de 2009 às 23:36
Já li o grosso da coisa... apesar de admitir que não existe terapia dá carta branca ao terapeuta e acaba por falar em mutabilidade. Sinceramente fico a impressão que isto é uma tentativa de dar razão aos tais "cromos" acima mencionados sem desmentir o que a comunidade médica internacional diz.

Potencialmente isto é a autorização para alguns "terapeutas" causarem muito estrago em mentes vulneráveis - que ninguém parece estar muito interessado em proteger.


De cristms a 29 de Dezembro de 2009 às 23:46
Pelo que ouvi na rádio, a ideia do parecer é que qualquer médico psiquiatra deve estar disponível para ajudar um heterossexual e um homossexual que tenhas problemas com a sua sexualidade. Se assim for concordo plenamente! Abraço


De Sebastião a 29 de Dezembro de 2009 às 23:55
Não creio que seja isso que lá está escrito. Como digo acima isto pode facilmente ser interpretado como carta branca para quase todas as práticas "terapeuticas". O parecer torna a água mais turva em vez de aclarar e penso que o faz intencionalmente.

Espero estar enganado (mas não penso que o esteja).

abraço,


Comentar post


TAGS

à mesa

adoção

adopção

amigos

amor

artistas

associações lgbt

bares gay

bissexualidade

blog

bullying

casamentos

casamentos gay

cinema

com out

comentario off the record

compras

concursos

contar aos pais

discriminação

educação

elementos de prazer

encontros

eventos

eventos lgbt

família

Família

filmes

filmes gay

fotografia

gay

gay friendly

hiv

homofobia

homoparentalidade

homossexual

homossexualidade

humor

igreja

igualdade

imprensa

jantar convívio

lazer

lésbicas

lgbt

literatura

livros

moda

movimentos gay

música

noite

notícias

Notícias

nutricionismo

o casamento dos lindos

o psi responde

off the record

orientação sexual

partilha-te

passatempos

pensamentos

perguntas

pessoal

poemas

poesia

política

power man 2010

preconceito

psicologia

publicidade

relação

Relação

religião

restaurantes

revista

roupa

roupa interior

saír do armário

sandy

saúde

ser gay

sexo

sexo anal

sexologia

sexualidade

sexy

sida

sociedade

sondagens

teatro

teatro amador

televisão

Televisão

tita

trabalho

transgéneros

transsexuais

travestis

viagens

vídeos

todas as tags


Arquivos

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Junho 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Janeiro 2004

Julho 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29
30
31


subscrever feeds

pesquisar