Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2006

Comentário "OFF THE RECORD" - IGREJA E AUMENTOS

No dia em que rebenta mais uma (grave) polémica acerca do nosso sistema judicial, mais propriamente sobre a utilização das escutas telefónicas, que demonstram um total desnorte e grave quebra dos princípios básicos da democracia e do direito à privacidade, embora, seja de referir, que apenas a polémica toma esta proporção por terem sido "tocados" os senhores do poder deste país... Acredito que se fosse eu, ou outro cidadão comum, se calhar nem haveria polémica, no entanto é de facto um caso grave...


Mas como estamos em início de ano, e acabou a época do amor e da paz tão apregoada por todos nós, gostaria de manifestar a minha indignação contra a Igreja, pelo facto de na figura do Papa apelarem a todos (políticos e empresários) para ajudarem os pobres... Ora, pergunto eu, se esse não é o principal papel da Igreja? Se Cristo, quando deu a sua vida para salvar o seu povo, não quereria que os seus seguidores fizessem e praticassem o mesmo? Mas não.. O que temos hoje? Uma instituição riquíssima, talvez a mais rica de todo o mundo, fechada sobre si mesma, sugando o dinheiro daqueles que acreditam e têm fé... E a ajuda aos pobres? Alguém viu alguma vez uma igreja vender os seus objectos de decoração e culto, em ouro ou decorados com preciosas jóias, para doar e ajudar aqueles que mais precisam? Eu não vi... Mas ouvi que o papa faz questão de calçar sapatos de uma ou um famoso(a) estilista... Haverá contradição maior? Até quando os fiéis vão continuar a sustentar uma das maiores burguesias do mundo, para que estes não cumpram o seu verdadeiro papel na sociedade??? Como sempre, falo em generalidades, e acredito que hajam casos que sejam a excepção que confirmem a regra... Numa altura em que mais um ano começa, seria um ensinamento para todos que a Igreja fizesse o que de facto deve fazer....


Adiante...


Também como o começo do ano, vêm os anunciados aumentos... Desde os transportes, electricidade, combústiveis, água, e tudo o mais, incluindo um aumento fenomenástico de 14% do pão (tido como o bem essencial mais importante), tudo aumenta!!! Apenas os salários não... Sinceramente, desde que eu me lembro, todos os anos a cantiga dos políticos é a mesma: "Temos de fazer sacrifícios para obtermos resultados a médio e longo prazo...". Ora, até quando, nós portugueses, vamos admitir que esta corja que nos governa e que nós sustentamos, tenham o desplante de vir pedir sacrifícios sempre aos mesmos???? Comentava alguém na televisão que no nosso país as grandes mudanças necessitaram de grandes choques, e eu, cada vez acho mais, que só com um verdadeiro choque puderemos mudar o rumo deste país. Acreditem que gosto muito do nosso Portugalito, mas de facto, começa a ser cada vez mais difícil ter esperança num futuro melhor. Insisto que enquanto não forem pedidas as responsabilidades a quem manda neste país, que as pessoas assumam os seus erros e paguem por eles, nunca sairemos da cepa torta. Raios! Que raiva! Gostaria mesmo que houvesse uma manifestação nacional contra a nossa classe política, que não sendo a única responsável pelo estado actual deste país, será com toda a certeza a quem maiores culpas tem no cartório. Vir pedir aos portugueses que se contentem com 1.5% de aumento, quando acabamos de sair de um ano em que em todo o seu decorrer tudo aumentou acentuadamente, muito acima da inflacção, e que as prespectivas de crescimento são fracas ou nulas, é o mesmo que dizer "Cambada de palermas contribuintes, desculpem lá, mas infelizmente não vai dar para vos aumentar... Talvez pró ano as coisas sejam diferentes... E não se queixem, pois a Manuela Ferreira Leite nem isso vos deu! E já agora, continuem reduzidos à vossa insignificância, e paguem todos os impostos, sem grandes alaridos, pois a nossa eficiente Função Pública precisa de garantir os óptimos serviços que vos prestam e a Saúde, Edução e Justiça precisam de continuar a funcionar. Ah, é verdade, para não falar desses dois grandes projectos, que obviamente vão fazer muito bem ao país (e a nós), a OTA e o TGV, que vão acabar com todos os problemas que (ainda) persistem na nossa sociedade!".

Filhos da mãe, para não dizer o que vocês sabem... Acho que mais do que nunca, o povo deveria tornar a dizer e fazer crer que "O POVO É QUEM MAIS ORDENA!", para de uma vez por todas este país tomar o rumo certo... Até lá, muitos são os portugueses que apostam as suas carreiras lá fora, como o nosso António Guterres, ou o Durão Barroso... Porque será?



PS: Desculpem o desabafo, mas de quando em vez não resisto!


:))
publicado por gay às 22:47
link do post | favorito
De Anónimo a 22 de Janeiro de 2006 às 22:28
Ok! está zangado com a sociedade!
Tambem eu.
Mas isso não nos deve levar a disparar em todas as direcções!
A Igreja é riquissima???....
Olhe que não... olhe que não...
A Igreja tem muitos defeitos? Tem!
Pudera, a igreja somos todos nós e eu não me considero propriamente um santo...
Embora não simpatize com muitas atitudes da Igreja, fico chocado com alguns ataques -vai-me desculpar- demagógicos que lhe fazem, como essa de vender os adornos e as obras de arte para dar aos pobres...
Não se esqueça que o património da igreja foi acumulado desde há 2000 anos! e pertence a uma comunidade de milhões de pessoas.
Nada no Cristianismo condena a posse de bens materiais. A famigerada frase "o dinheiro é o origem de todos os males" atribuida a S. Paulo, foi maliciosamente deturpada. O que ele disse foi que "o AMOR ao dinheiro..." o que é diferente.
Pode não acreditar, mas na realidade a Igreja (Católica) é pobre!
A pobreza, no sentido do despojamento dos bens materiais, é aplaudida pela Igreja, mas não é uma obrigação.
Não sei se sabe, mas os padres (pessoas instruidas, licenciadas em teologia) vivem modestamente do ordenado que lhes é pago pela comunidade das paróquias onde trabalham, ordenado esse que ronda os 450 euros.
Não falemos para já dos missionários que a maioria das vezes trabalham em condições dificilmente imagináveis em Africa e por esses cantos do mundo onde impera a mais profunda miséria.
Vender o património artistico da Igreja seria um crime de lesa humanidade e não iria resolver os problemas da miséria no mundo.
Ter património herdado, não é a mesma coisa que ser rico.
A igreja o que tem, é a custódia de um acervo riquíssimo.
Eu, a bem dizer, não devia estar a defender a Igreja, uma vez que ela, em relação a nós homossexuais, tem uma posição retrógrada e inaceitável!
Mas, se queremos ser aceites, temos que dar o exemplo e não fazer uzo de argumentos demagógicos e preconceituosos.
Tá bem! pronto, ja sei... pareço o diácono remedios a falar...

Ah, ja agora, essa de "o povo é quem mais ordena" tem muito que se lhe diga...
Já diziam os Romanos que o que o povão quer é "pão e circo", o que traduzindo quer dizer, dinheiro no bolso, futebol, farra, cervejola...

Lembrando ainda os Romanos, dizia-se por lá que "na Ibéria vive um povo que não se governa nem se deixa governar" (tradução livre, cá do je),o que diz muito da nossa atitude para com os políticos.

Termino dando-lhe uma sugestão: Em vez de querer salvar o mundo, fazendo avaliações genéricas e globalizantes, por que é que não começa a actuar ao nivel local denunciando CASOS CONCRETOS de corrupção e desonestidade de que tem conhecimento?
Material não lhe deve faltar... as autarquias são um local ideal para encontrar dessa bichesa...tenente
</a>
(mailto:tenente.1@hotmail.com)


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


TAGS

à mesa

adoção

adopção

amigos

amor

artistas

associações lgbt

bares gay

bissexualidade

blog

bullying

casamentos

casamentos gay

cinema

com out

comentario off the record

compras

concursos

contar aos pais

discriminação

educação

elementos de prazer

encontros

eventos

eventos lgbt

família

Família

filmes

filmes gay

fotografia

gay

gay friendly

hiv

homofobia

homoparentalidade

homossexual

homossexualidade

humor

igreja

igualdade

imprensa

jantar convívio

lazer

lésbicas

lgbt

literatura

livros

moda

movimentos gay

música

noite

notícias

Notícias

nutricionismo

o casamento dos lindos

o psi responde

off the record

orientação sexual

partilha-te

passatempos

pensamentos

perguntas

pessoal

poemas

poesia

política

power man 2010

preconceito

psicologia

publicidade

relação

Relação

religião

restaurantes

revista

roupa

roupa interior

saír do armário

sandy

saúde

ser gay

sexo

sexo anal

sexologia

sexualidade

sexy

sida

sociedade

sondagens

teatro

teatro amador

televisão

Televisão

tita

trabalho

transgéneros

transsexuais

travestis

viagens

vídeos

todas as tags


Arquivos

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Junho 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

Outubro 2004

Setembro 2004

Agosto 2004

Julho 2004

Junho 2004

Maio 2004

Abril 2004

Março 2004

Fevereiro 2004

Janeiro 2004

Julho 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
24
25

26
27
28
29
30
31


subscrever feeds

pesquisar